PeopleSlider

Atualização no mercado profissional: 3 dicas para você não se desesperar

*Por Marianna Greca

Sabemos que a competitividade no mercado profissional gera um verdadeiro sentimento de pânico nos profissionais. Afinal, quem tem conhecimento sai na frente. Mas com tanta informação disponível, como se manter sempre atualizado? Informação não falta. Meios para acessá-la muito menos.

1 – Cerque-se das pessoas certas: frequente eventos. Pesquise por atividades especiais em sua cidade e dedique uma tarde de sábado ou uma noite durante a semana para pelo menos um deles. Assista workshops, anote e faça perguntas.  Foque naquilo que é relevante para a sua realidade hoje. Ou seja: como aquilo pode te ajudar a melhorar a qualidade do seu trabalho e a fazê-lo mais rapidamente?

Siga pessoas inteligentes e antenadas nas suas redes sociaisSabe aquele primo que só posta selfies na frente do espelho? Já está na hora de parar de interagir com essas publicações e começar a se envolver (curtir, comentar e/ou compartilhar) com posts que tenham conteúdo relevante.  Mostre ao algoritmo do Facebook e do Instagram que você quer ver esse tipo de conteúdo na sua timeline. Deixe que as pessoas que você mais admira (próximas ou distantes da sua realidade) façam a curadoria de informações importantes para você.

2 – Leia: acesse conteúdos que façam referência ao seu ramo profissional e passe o olho pelas notícias de um portal de credibilidade. Se preocupe em clicar somente naquelas que têm relevância direta para você hoje. Não dá para abraçar o mundo. Ler uma notícia da sua área por dia já é um ótimo hábito. Não tema seguir metas mínimas.

3 – Trabalhe a sua inteligência emocional: chega de achar que você está sempre para trás e que todos estão muito na sua frente. Se tem uma coisa que coloca os profissionais onde eles estão (além da competência, é claro), é a habilidade de se posicionar frente aos outros. E isso inclui assumir que não se sabe tudo sempre. Seja prático e mostre às pessoas o melhor que você tem a oferecer. Nunca pare de aprender, mas saiba utilizar a bagagem que já possui a seu favor.

*Marianna Greca é publicitária por formação e coordena a frente de Formação Complementar do Centro Europeu (www.centroeuropeu.com.br), uma das principais escolas de profissões do mundo

Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar