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4 passos para ajudar a impulsionar o Corretor de Imóveis.

Claudia Portaluppi, perita e corretora de imóveis traz dicas essenciais para se destacar no mercado.

4 passos para ajudar a impulsionar o Corretor de Imóveis

Atuando neste mercado há alguns anos, tenho a oportunidade de verificar alguns comportamentos que precisam ser ajustados tanto em mim, como em colegas de profissão, e que são fundamentais para o bom desempenho e resultados satisfatórios em nossos negócios.

A princípio, separei 4 pontos iniciais que são muito importantes, que podem nos ajudar a sermos profissionais diferenciados dentro deste mercado tão competitivo.

  1. Apresentação é tudo!

Sabe aquela expressão “A primeira Impressão é a que fica”… dizem que a primeira impressão demora 30 segundos para ser formada na mente de uma pessoa. É pouco tempo, não!

A primeira impressão geralmente é uma emoção, um sentimento, uma sensação que a gente deixa na mente das pessoas. É a imagem formada deste primeiro momento que irá determinar o que pensam sobre nós: se passamos credibilidade, somos confiáveis ou não. Por isso, precisamos caprichar na apresentação.

E olha que a pressão é tanta que, segundo especialistas, mais de 70% das vendas bem sucedidas são resultado direto do que o comprador achou do vendedor logo de cara.

É claro que não devemos exagerar, mas cuidar da nossa imagem é muito importante. Sempre com equilíbrio e bom senso.

Nunca se sabe o que você vai encontrar em sua caminhada profissional, portanto, esbanje simpatia, olhe nos olhos, não atropele a conversa, ouça o que o cliente tem para falar, interesse-se, lembrando sempre que boa educação é essencial, e esta última, para toda e qualquer situação que você enfrente na sua vida!

Você não precisa ficar engessado, pensando que precisa “encarnar” outra personalidade para conquistar seu cliente. Uma boa dica é: Seja autentico!

  1. Conhecer o desejo do cliente

Precisamos dosar o quanto ouvir e o quanto falar. Não é a toa que temos 2 ouvidos e 1 boca. Cuidado com a ansiedade e interrupções. Entre de cabeça na conversa, demonstrando interesse e motivação para ouvi-lo. Faça perguntas estratégicas para que seu cliente se abra com você, e te dê os caminhos que você vai usar para atender as suas expectativas. Informações importantíssimas para que você consiga ajudá-lo a encontrar o que ele precisa, sem perder tempo, procurando e apresentando o que ele não precisa.

  1. Conhecer o produto

Nem todos os corretores se interessam ou possuem disciplina em saber um pouco mais do imóvel que pretendem vender. Estude o imóvel, suas características, a região que ele se encontra, informações essenciais para ter respostas certas quando perguntarem sobre ele a você.

O corretor de imóveis precisa dispor de todas as informações sobre preço, condições de vendas e as margens permitidas para a negociação. É importante também saber a quem procurar, para pedir ajuda, quando necessário.

Conhecer o produto é muito importante, pois isso te trará segurança. Você saberá exatamente do que está falando, e o seu atendimento será muito melhor e mais satisfatório.

Nesse momento, não podemos ser superficiais. É necessário fazermos a “lição de casa” para termos resultados melhores num mercado tão competitivo.

Lembre-se também de atualizar informações sobre o produto, para estar sempre atualizado.

Outra coisa importante, dê feedback de informações que ficaram porventura pendentes em conversas, tanto para clientes quanto para proprietários.

  1. Verdade. Fale sempre a verdade!

Fale a verdade, a verdade, a verdade!!!

Não tenha medo de perder uma venda sendo sincero. Pelo contrário, a verdade lhe abrirá portas e dará um enorme diferencial competitivo. O cliente perceberá que escolheu o profissional ideal para lhe atender. A verdade é libertadora e te fará estar sempre com sua consciência limpa.

Já vi inúmeros casos e reclamações de clientes, a respeito de corretores que não falam a verdade, que enrolam, que escondem defeitos e tentam empurrar um imóvel a qualquer custo, tornando-se inclusive inconvenientes. Esse comportamento é destrutivo e não vai favorecer em nada sua carreira.

Bom, são muitas coisas para falar, muitos assuntos para tratar, mas por enquanto vamos ficar por aqui.

Na minha próxima publicação, vou falar um pouco como lidar com as frustrações cotidianas de um corretor de imóveis, de um profissional autônomo e dicas para não sucumbir à elas.

No Cobizz, você mesmo pode ajudar colegas com suas experiências e dicas profissionais, fazendo deste canal uma comunidade participativa, uma oportunidade para interagir positivamente na vida de quem procura informações com conteúdo de qualidade, para ajudá-las a melhorar ou implementar em seu dia-a-dia o que você tem para falar, melhorando atitudes ou seguindo novos caminhos e pontos de vista, seja na sua área de atuação ou em atitudes gerais de um profissional.

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