People

Por que devo atender um headhunter mesmo quando não estou procurando emprego?

Não faça networking só quando precisa

Será que o relacionamento com um headhunter serve apenas para quando estou procurando emprego? Essa é uma dúvida compartilhada por muitos profissionais e a resposta é bem simples. Não! Você deve manter relacionamento com um headhunter especializado na sua área de atuação mesmo quando não está em busca de uma recolocação, afinal esses profissionais são a porta de entrada para novas oportunidades.

Por que eu devo manter relacionamento com um headhunter?

Infelizmente, boa parte das pessoas, não falam com um headhunter até o momento de procurar um emprego. Faz parte da natureza humana buscar algo quando realmente necessita. Entretanto, talvez essa não seja a melhor estratégia quando pensamos na essência de se estabelecer networking e construir relações de longo prazo.

Quais os benefícios de manter networking com headhunters?

Quanto estamos bem profissionalmente é natural evitar, ou até mesmo não responder a abordagens de emprego seja por Linkedin, Email ou Telefone. Geralmente quando estamos em uma fase de carreira positiva ou o momento de mercado em sua especialização é demandante, tempo é algo escasso e tentamos racionalizá-lo para buscar os objetivos aos quais somos incumbidos e acabamos nos esquecendo de uma parte importante da relações profissionais que é estabelecer relacionamentos. Manter um networking ativo com esses profissionais podem permitir: ter informações em primeira mão sobre oportunidades que não foram divulgas (acredite! Ótimas oportunidades não foram publicadas e podem estar sendo conduzidas por um especialista), abrir portas para qualquer tipo de contato (eles são muito bem relacionados), obter dicas em um momento de reflexão de carreira, etc.

Como me aproximar de um headhunter?

Mesmo que em uma fase positiva, sempre responda a um contato e ofereça a um headhunter como a sua rede já estabelecida pode contribuir com aquela missão (vaga) o qual está buscando, pode ter certeza de que essa atitude será vista com bons olhos e você será lembrado por isso. E porque não propor um café para que possam se conhecer e estreitar relacionamento?

Porque manter a rede de networking ativa e com contatos quentes mesmo quando não estou precisando de nada?

Um dos aprendizados mais importantes em estabelecer networking é oferecer algo antes de pedir alguma coisa, independe do que for: contato, dica, artigo, treinamento, etc. Tenha em mente os seguinte pilares:

Reciprocidade => uma rede é um relacionamento para atender as necessidades de ambas as partes. Você dá, você recebe. Você não dá; Você não recebe.

Interdependência => as pessoas criam vínculos, e você pode estar mais perto de um contato almejado do que imagina

Partilha => sua rede e seu conhecimento pode ser importante para alguém, partilhe isso com sua rede.

Manutenção => mantenha sua rede ativa, tenha interesse genuíno pelas pessoas, crie sua própria forma de gerir e manter esse ecossistema vivo.

Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar