Saúde

Está fazendo mais do mesmo? Ajuste sua rotina

"Quer mais um conselho? Não tente mudar tudo de uma vez."

Está fazendo mais do mesmo? Ajuste sua rotina

*Jessi Craige

Existem muitos conselhos por aí sobre o que exatamente você deve fazer para aperfeiçoar sua rotina: meditar, tomar um café da manhã balanceado, fazer exercícios.

Mas todo mundo sabe que falar é mais fácil do que colocar em prática. Com o ritmo agitado da vida moderna, possivelmente às 10h da manhã, você já estará atolado de e-mails e as metas para uma vida equilibrada se tornam mais uma das pendências em sua lista.

Para te ajudar a ajustar a rotina e deixar a mesmice de lado, juntei aqui alguns hábitos de personalidades bem-sucedidas. Você verá algumas práticas em comum, mas também abordagens pouco convencionais.

Não é surpresa que a maioria dos indivíduos bem-sucedidos acordam bem cedo. Benjamin Franklin era um fã dessa rotina. Tim Cook, CEO da Apple desperta todos os dias às 3h45, enquanto a CEO da Pepsi, Indra Nooyi começa seus dias às 4h da manhã.

Mas por que isso? Existe uma solidão relativamente atraente pela manhã: sem distrações da família ou colegas de trabalho, é possível pensar com mais clareza. Para alguns, no entanto, esta abordagem não funciona. Há aqueles que preferem deixar suas manhãs abertas e flexíveis, reservando espaços na agenda para um tempo com a família e, logo depois, começar sua jornada de trabalho.

Começando com motivação e reflexão:

Além de ajustar a hora que você acorda, existem outros hábitos a serem considerados para ajustar sua rotina. Você pode separar um tempo para refletir sobre a sua vida e sobre os seus dias e se manter motivado, energizado e preenchido.

Steve Jobs tinha um hábito bastante conhecido, em que todas as manhãs perguntava a si mesmo:  “Se hoje fosse o último dia da minha vida, eu gostaria de fazer o que estou prestes a fazer hoje? ” Se a resposta fosse ‘não’ muitas vezes seguidas, talvez seria o momento de mudar alguma coisa.

Encontrar caminhos para colocar em prática a gratidão e a positividade é também uma fonte de forças: a conhecida apresentadora norte-americana, Oprah, mantém um diário de gratidão. Ter um caderno para escrever suas ações e pensamentos do começo ao final de seus dias é, de certa forma, uma “prestação de contas” aos seus objetivos e mostra o quanto você se dispõe a alcançar suas metas.

Quando falamos de pessoas bem-sucedidas, naturalmente notamos que rotinas de hábitos consistentes não são apenas uma coincidência: a disciplina em fazer cada tarefa na sua hora se traduz em um dia a dia bem equilibrado.

O autor Stephen King mantém um “ritual matutino” bem específico:

Durante meia hora, eu tomo minhas vitaminas e ouço música. De certa maneira, aos poucos, vou me preparando. O objetivo cumulativo destas ações parece ser uma forma de dizer para a mente: agora é a hora de escrever.”

Esta rotina permite que King consiga produzir pelo menos seis páginas todos os dias. E ele não está sozinho. Jack Dorsey, fundador do Twitter e do Square, mencionou que faz “a mesma coisa todos os dias” para que ele possa atuar de uma maneira mais eficiente.

A consistência também significa ter certeza de que você terá tempo para o que importa. Sheryl Sandberg, uma das executivas do Facebook,compartilhou que ela sai do trabalho todos os dias às 5h30 da tarde para poder jantar com seus filhos, trazendo uma abordagem mais flexível.

Mantenha seu foco:

Programar os seus dias também é uma forma de buscar fazer seu trabalho ainda melhor. Jeff Bezos – CEO da Amazon – prefere focar em uma única tarefa por vez para dar atenção total a ela.

“Não gosto de ser multi-task. Se estou lendo meu e-mail, quero estar presente nesse momento e não fazendo outras coisas paralelamente.”

Libere-se para intervalos:

Tirar um tempo para recarregar e reagrupar seus pensamentos é essencial para sua efetividade e até te inspirar naquele brainstorm que há dias você vem lutando contra. Pesquisas mostram que intervalos devem ser construídos no meio do seu dia de trabalho e não fazê-los pode, de fato, te deixar menos produtivo.

A boa notícia é que existem várias formas de criar pequenos espaços no seu dia, por exemplo:

  • Saia para caminhar. Charles Dickens, Ludwig van Beethoven e Charles Darwin faziam longas caminhadas; algo que um estudo da Universidade de Stanford mostrou que pode aumentar a criatividade (além de outros benefícios para a saúde);
  • Acesse o seu lado criativo. Albert Einstein fazia intervalos para tocar violino ou piano e buscar inspiração enquanto desenvolvia suas teorias;
  • Crie um tempo para leitura. Estudos mostraram que ler todos os dias pode reduzir o stress, melhorar a empatia, e manter seucérebro afiado.

Encaixando o sono:

Todos nós precisamos de uma boa noite de sono, mas a maioria de nós sempre sente que não dormiu a quantidade que precisava. Após desmaiar devido à exaustão, Arianna Huffington defendia tão fortemente a importância de estar com o sono em dia que lançou uma nova startup de mídia focada em saúde e bem-estar.

Como fazer dar certo para você:

Rotinas são profundamente pessoais. As dicas mencionadas são pequenos retalhos que podem te inspirar em como estruturar, gradativamente, o que cabe no seu tempo.

Quer mais um conselho? Não tente mudar tudo de uma vez. É fora da realidade esperar que seus dias sejam transformados magicamente. Experimente fazer ajustes graduais durante algumas semanas e, lentamente, construa uma rotina que seja adequada a você.

Mas uma coisa é certa: se não mudar seu hábitos, você não irá mudar seus resultados, e, consequentemente, se tornará estagnado. Ajuste sua rotina e em algum momento você terá também seus pequenos truques. Afinal de contas, como você gasta os seus dias, acaba sendo como você gasta sua vida.

*Jessi Craige é especialista em conteúdo da Evernote


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