Saúde

ALIMENTOS IDEAIS PARA MANTER A SAÚDE NO OUTONO

De castanhas e frutas, a proteínas: o que consumir para melhorar a imunidade e prevenir o aparecimento de doenças comuns na meia-estação, como gripes, resfriados e crises alérgicas

Assim como o clima e a paisagem mudam quando chega o outono, o nosso organismo também sente a diferença da troca de estação. E, não é só a pele e os cabelos que precisam de cuidado redobrado por conta da temperatura que começa a baixar: o sistema imunológico também necessita uma atenção extra, pois tende a se enfraquecer nesse período.

Para passar pelas épocas frias do ano com mais saúde e disposição, além de boas noites de sono e exercícios regulares, a grande chave do sucesso está no seu prato. Consumir alimentos que fortalecem as ações de defesa do corpo ajuda a prevenir o aparecimento de problemas recorrentes do tempo seco, como as gripes, resfriados e outras doenças respiratórias.

“Vitaminas como A, C, e E, por exemplo, são ricas em antioxidantes que contribuem para a produção adequada de células imunológicas, e no bom funcionamento das funções anti-inflamatórias do corpo. Minerais como zinco e selênio também são fundamentais para colaborar com essa função.”, explica Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti.

Confira quais são os principais alimentos que mantém o sistema imune mais forte, e receitas práticas e saborosas propostas pela nutricionista para colocar em prática já!

Frutas cítricas: Opções como laranja, mexerica, maracujá, e limão, são grandes fontes de vitamina C. Além disso, possuem propriedades que combatem os radicais livres, e favorecem
a produção de colágeno endógeno, o que auxilia na recuperação de tecidos como a pele.
“É válido lembrar que a vitamina C é sensível ao calor, então, deve-se consumir suas fontes sem aquecer”, comenta Renata Guirau. Levando isso em conta, aposte em limão para temperar saladas, e frutas in natura para a hora da sobremesa, ou no preparo de sucos.

Carnes em geral, principalmente bovina: Por serem fontes de proteínas e zinco, são excelentes para ajudar a manter a imunidade em dia. Esses dois nutrientes favorecem que as células de defesa sejam produzidas em quantidade suficiente para que o corpo consiga lutar contra as infecções respiratórias em início de curso.

Vegetais amarelo-alaranjados: São ricos em betacaroteno, um antioxidante potente e precursor da vitamina A, que atua diretamente no sistema imune, e também favorecer a saúde da pele, unha, e cabelos. Alguns exemplos de vegetais: cenoura, abóbora, beterraba e batata doce, que podem ser consumidos crus ou cozidos.

Oleaginosas: Castanhas, nozes, amêndoas são ótimas fontes de selênio, que favorece o fortalecimento de todo sistema imunológico e anti-inflamatório do organismo. Invista nas oleaginosas para comer nos lanches intermediários, acrescentar em saladas, e até mesmo em bolos e tortas.

RECEITAS

Suco de laranja com abacaxi 
2 laranjas
1 folha de couve
1 col de sopa de hortelã
2 rodelas de abacaxi
300 mL de água

Preparo: Bata tudo no liquidificador e sirva sem coar. Rende 2 porções.

Suco de mexerica com gengibre
4 mexericas sem casca
1 colher de chá de gengibre picado 
300 ml de água

Preparo:
 Bata tudo no liquidificador. Sirva sem coar.

Creme cítrico
100 mL de suco de laranja 
100 mL de suco de maracujá 
1 xícara de manga picada
6 col de sopa de leite em pó  
1 sachê de gelatina sem sabor 
Prepare a gelatina sem sabor conforme instruções da embalagem.

Preparo: Bata tudo no liquidificador leve para gelar em taças por pelo menos 2 horas.

Frango com molho de laranja

1 kg de sobrecoxa de frango desossada
Suco de 1 limão
1 copo de suco de laranja

2 col de sopa de azeite
Alho e cebola a gosto
Sal e pimenta do reino a gosto
1 talo de salsão picado
1 lata de aspargos em conserva

Preparo: Tempere o frango com o alho, o limão e sal e pimenta a gosto e deixe na geladeira por 12 horas. Coloque em uma assadeira e reserve.

Para o molho: aqueça o azeite e refogue a cebola. Acrescente o salsão e refogue mais um pouco. Acrescente os aspargos e desligue o fogo. Acrescente o suco de laranja e misture bem.
regue o frango com o molho de laranja e leve ao forno até que fique bem dourado. Sirva em seguida.

SOBRE O OBA HORTIFRUTI

A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, O Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.

A rede também foi premiada pela Folha de S. Paulo como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifruti. A pesquisa, chamada Top of Mind, é realizada todo ano pelo Datafolha, em mais de 170 cidades brasileiras.

Atualmente, a marca possui 43 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goias e Distrito Federal. Com quase 40 anos de história, a rede expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifruti.

 

Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar