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5 dicas para aumentar o alcance do seu blog

Atualmente, o blog é o principal meio de esclarecimento de dúvidas, em nível mundial. Além disso, tem sido uma ferramenta crucial para estratégias de Marketing Digital.

Por meio dele, marcas e profissionais conseguem transmitir credibilidade e autoridade para seus leitores e consumidores.

Diante disso, saber trabalhar com blogs tornou-se obrigatório para as empresas que desejam destacar-se no mercado e aproximar-se de seu público.

No entanto, é importante saber que criar conteúdos não é apenas escrever textos aleatórios e publicar em seu blog, é preciso ser estratégico.

Por isso, preparamos 5 dicas para você aplicar em seu blog e ter aumentar o seu alcance. Confira agora!

1.   Conheça seu público

Você já deve estar cansado de ouvir que o passo mais importante antes de iniciar um projeto em Marketing, é saber quais são as características que o seu público possui, ou seja, quem ele é, do que gosta, como ele consome, o que lê, onde mora e outras questões que estão relacionadas ao seu comportamento.

Mas, vale frisar, pois na maioria das vezes as idéias e estratégias surgem antes desse primeiro passo. De nada adianta você ter uma idéia incrível de conteúdo, se você não souber se esse conteúdo irá conversar e impactar o seu público.

Conhecer quem é o seu público alvo é o que poderá definir se o seu blog será bem sucedido ou não.

Tenha em mente que, para a criação de pauta é preciso saber o que seu público pesquisa na internet, que está relacionado ao seu segmento, para que consiga criar conteúdo que esclareça as dúvidas ou que atraia o seu público.

Vamos supor que o seu blog seja sobre assuntos odontológicos, é preciso conhecer o que os pacientes estão pesquisando, para criar conteúdos relevantes e que faça sentido para o seu público, como abordar assuntos sobre lente de contato dente.

Esse passo é essencial para que você consiga impactar mais pessoas, além disso, impactar o público que possui real interesse nos assuntos abordados.

 

2.   Fique de olho na concorrência

Uma maneira de aumentar o seu alcance, é observar o que os seus concorrentes estão fazendo, para que consiga fazer um comparativo e adotar para si abordagens que deram certo e ver onde fracassaram para não cometer os mesmo erros.

Isso não significa copiar suas estratégias, mas aprimorá-las. Observar a concorrência terá insights de como abordar alguns assuntos, ou como atrair mais leitores .

Seguindo com o exemplo anterior, vamos supor que você já tenha criado todo tipo de conteúdo sobre lente de contato dental e já não sabe como abordar esse assunto, mas ao realizar a pesquisa, percebe que os concorrentes criaram um conteúdo com uma lista de prós e contra do tratamento ou em formato de vídeos.

Dessa maneira, você consegue alimentar o seu repertório criativo e fazer com o seu blog esteja sempre a frente de seu concorrente.

A concorrência também pode ser uma boa fonte de novas idéias. Procure saber o que elas estão fazendo, como interagem com o seu público, e como apresentam os seus conteúdos.

 

3.   Atualize conteúdos publicados

Uma boa dica, é atualizar os seu conteúdos, informações desatualizadas ou até estruturas que não correspondem com as regras atuais podem prejudicar a performance do seu blog.

Por isso, sempre que possível dê um check em seus posts antigos e se houver necessidade, acrescente uma imagem, um infográfico ou até mesmo um vídeo.

Essas iniciativas, permite que a sua página consiga um bom alcance até nos posts mais antigos. É uma maneira de potencializar seus posts!

 

4.   Invista em uma produção de qualidade

Do que adianta conseguir atrair o público para os eu blog, se ele não permanece na página?

Por isso, é fundamental oferecer em seu blog, conteúdos que sejam completos e com informações atualizadas, além de terem fontes confiáveis.

Intercale textos com imagens, infográficos e até vídeos. Essa é uma maneira de deixar o conteúdo mais leve para o seu leitor, além de, ser mais fácil para memorização.

Já que conseguimos compreender melhor o assunto quando o associamos a uma imagem. Hoje, é possível encontrar programas gratuitos que oferecem imagens e possibilidades de criar peças exclusivas e que são fácil manuseio.

Ou seja, não existem desculpas para não entregar um conteúdo que seja menos que excelente.

 

5.   Otimize sua página

Por fim, a estratégia que será a chave para que todo o resto funcione, é a otimização da sua página.

É ela que irá conectar a pesquisa do usuário com o seu conteúdo, isso porque a aplicação de suas técnica farão com que o seu site siba no rankeamento dos mecanismos de buscas, como o Google.

Porque isso é tão importante? Por que nós temos a tendência em clicar em sites e blogs que estão localizados no máximo na segunda página.

Uma das estratégias mais comum e mais trabalhada, é o uso das palavras-chave.

Dando sequência ao exemplo, você pode colocar termos em seus conteúdos que sejam familiares ao leitor, que no caso pode ser aparelho invisível preço ou lente nos dentes, e todas as vezes que uma pessoa pesquisar por termos parecidos, o seu blog irá aparecer entre os primeiros resultados.

Mas, claro, cada termo é bem disputado, além disso, a estratégia é mais complexa do que apresentada. Por isso, não existe em procurar a ajuda de um profissional, ele poderá esclarecer o passo a passo a ser seguido para que consiga bons resultados a longo prazo, e um alcance ainda melhor.

 

 

Explore novas possibilidades

O segredo para que você aumentar o seu alcance está em ser constante e excelente. Quando você conseguir entregar excelência em todos os conteúdos e aplicar as estratégias constantemente, você verá que os seus resultados mudam instantaneamente.

Agora é com você, aplique essas dicas em seu blog e surpreenda-se!

 

 

Conteúdo produzido por Ana Laura Ferreira, redatora na Vue Odonto.

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