Cobizz

RELAÇÕES BRASIL E ARGENTINA AO LONGO DO TEMPO

Atendendo ao pedido de um costumeiro seguidor das nossas matérias neste importante meio de comunicação, nos solicitando que comentássemos sobre o Mercosul e as relações do Brasil com a Argentina, faremos algumas observações sobre a participação do Brasil no Mercado Comum do Sul – Mercosul (abordando as suas relações com os países que compõem esse importante bloco econômico, que é a nossa especialidade) e abordaremos as relações políticas entre esses dois países (um breve histórico até a atualidade, sem nos aprofundarmos nas suas diversas alternâncias), tema com mais realce  face às alternâncias de poder na atualidade.

Sobre as relações brasileiras com o Mercosul, alguns dados demonstrarão a importância desse bloco para o comportamento das exportações brasileiras:

Fica assim demonstrado que o Mercosul tem um papel importante para a economia brasileira, principalmente as relações com a Argentina (as importações brasileiras originárias desse país cresceram 46% em relação a 2020).

Embora haja essa importância econômica observada acima, as relações políticas com a Argentina apresentam, historicamente, muitos avanços e recuos. Alguns registros de fatos mais marcantes são suficientes para mostrar esse comportamento instável:

Na atualidade, com governantes de vieses antagônicos, as relações políticas entre Brasil e Argentina estão divergentes e sem a mesma intensidade demonstrada na época da formação do Mercosul. Em outros governos, dada a crise econômica que persegue a Argentina desde o início do século XXI, o Brasil foi desfavorecido em diversas ocasiões e algumas cláusulas foram desrespeitadas  por governantes argentinos. Mesmo assim o Mercosul continua ativo e com forte significatividade para a indústria brasileira. Espera-se que essa significatividade proporcione um melhor entendimento entre os governantes e que o Mercosul possa se transformar em um mercado comum efetivamente. Esse é o nosso desejo!

 

Referências

 

CANDEAS, A. W. Relações Brasil-Argentina: uma análise dos avanços e recuos. Revista Brasileira de Política Internacional, v. 48, nº 1, p. 178-213, 2005.

 

COMEX STAT. Exportações e Importações – Geral. Disponível em http://comexstat.mdic.gov.br/pt/geral. Acesso em 01/10/2021

 

São Paulo, 02/10/2021

 

Prof. Dr. Francisco Américo Cassano

Doutor em Ciências Sociais – concentração em Relações Internacionais, Professor e Pesquisador dos temas Internacionalização de Empresas e Relações Econômicas Internacionais.