Cobizz

Você já cuidou da sua imagem profissional hoje?

Para alcançar o sucesso no mercado de trabalho é preciso alinhar a reputação com base no comportamento

Você já cuidou da sua imagem profissional hoje?

Hoje em dia nome e reputação são os bens mais preciosos de um profissional no mercado de trabalho. Dessa maneira, focar os esforços em construir e manter a credibilidade de imagem é imprescindível para determinar o sucesso na carreira. Para que este processo aconteça de forma fluída, é necessário desligar-se do piloto automático, sair da zona de conforto e por fim ser mais ativo perante a qualidade das relações interpessoais. “Criar uma imagem profissional positiva de si mesmo leva tempo. É um trabalho feito por meio de pequenos e grandes gestos. Contudo, é capaz de gerar ótimos resultados para a construção de uma carreira sólida e cheia de possibilidades”, afirma José Roberto Marques, presidente do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC).

Segundo o especialista, quem deseja alcançar o patamar de credibilidade deve ter em mente com frequência os seguintes questionamentos: Sua atual marca profissional te representa verdadeiramente? Você tem causado a impressão que realmente gostaria? Percebe que seus colegas de trabalho te admiram? Seu gestor demonstra confiança em você e no seu potencial? “As perguntas te guiam na reflexão a respeito do profissional que você tem apresentado ao público-alvo. Ou seja, a todos aqueles com os quais você se conecta. Podem ser desde os colaboradores da empresa até novos contatos estabelecidos em eventos, por exemplo”, pontua.

Assista:  Marcela Tavares fala exclusivamente ao Cobizz sobre o empreendedorismo na sua carreira.

Pensando em contribuir para a formação de uma forte marca pessoal, o presidente listou oito passos críticos a serem seguidos pelos profissionais. Veja abaixo:

 

 

 

 

 

 “É importante lembrar que a imagem é o reflexo das escolhas. Então, ela pode ser afetada de uma hora para a outra caso o comportamento torne-se contraditório. Com este pensamento, trabalhe os pontos fortes e identifique as fraquezas. A atenção aos detalhes e atitudes coerentes possibilitam o ganho da credibilidade”, revela Marques.