PeopleSlider

Você já cuidou da sua imagem profissional hoje?

Para alcançar o sucesso no mercado de trabalho é preciso alinhar a reputação com base no comportamento

Você já cuidou da sua imagem profissional hoje?

Hoje em dia nome e reputação são os bens mais preciosos de um profissional no mercado de trabalho. Dessa maneira, focar os esforços em construir e manter a credibilidade de imagem é imprescindível para determinar o sucesso na carreira. Para que este processo aconteça de forma fluída, é necessário desligar-se do piloto automático, sair da zona de conforto e por fim ser mais ativo perante a qualidade das relações interpessoais. “Criar uma imagem profissional positiva de si mesmo leva tempo. É um trabalho feito por meio de pequenos e grandes gestos. Contudo, é capaz de gerar ótimos resultados para a construção de uma carreira sólida e cheia de possibilidades”, afirma José Roberto Marques, presidente do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC).

Segundo o especialista, quem deseja alcançar o patamar de credibilidade deve ter em mente com frequência os seguintes questionamentos: Sua atual marca profissional te representa verdadeiramente? Você tem causado a impressão que realmente gostaria? Percebe que seus colegas de trabalho te admiram? Seu gestor demonstra confiança em você e no seu potencial? “As perguntas te guiam na reflexão a respeito do profissional que você tem apresentado ao público-alvo. Ou seja, a todos aqueles com os quais você se conecta. Podem ser desde os colaboradores da empresa até novos contatos estabelecidos em eventos, por exemplo”, pontua.

Assista:  Marcela Tavares fala exclusivamente ao Cobizz sobre o empreendedorismo na sua carreira.

Pensando em contribuir para a formação de uma forte marca pessoal, o presidente listou oito passos críticos a serem seguidos pelos profissionais. Veja abaixo:

  • Seja congruente com seus valores e princípios: Qualquer imagem tem sustentabilidade se for pautada em valores e princípios reais. Portanto, a educação familiar apresenta um grande peso ao longo das experiências de vida. É preciso ter a clareza de fatores como ética, respeito e missão.

 

  • Pratique a honestidade: A honestidade é uma característica marcante da pessoa com credibilidade profissional. Portanto, não finja sentimentos ou comportamentos positivos apenas para ganhar a admiração dos demais. Pelo contrário, se comporte de maneira verdadeira nos âmbitos interno e externo.

 

  • Seja um expert: A competência é fundamental para manter a marca, pois as pessoas confiarão no seu trabalho se você for realmente bom no que faz. Para isso, capacite-se e estude para tornar-se um especialista na sua área de atuação. Não esqueça de atualizar os conhecimentos sempre que puder para acompanhar as dinâmicas e mudanças do mundo dos negócios.

 

  • Se relacione: Aproveite a facilidade das redes sociais para divulgar-se. Compartilhe projetos e conquistas. É importante deixar os contatos atualizados sobre as novidades. No caso, agregar com conteúdos relevantes e dicas de temáticas atrativas é um excelente caminho para manter as relações ativas.

 

  • Alimente a positividade: O ideal é praticar comportamentos positivos com frequência. Portanto, respeite os colegas independente das posições hierárquicas e jamais oprima ou diminua o próximo por meio da sua posição profissional.

 

  • Avalie-se: De tempos em tempos faça uma auto-avaliação. Pergunte-se: Como os colegas da empresa me enxergam? A imagem transmitida condiz com as minhas crenças? Eu tenho compartilhado meus conhecimentos e inspirado pessoas? Eu pratico o que digo? Como está a minha presença nas redes sociais? A partir desta ação você estará apto a repensar a conduta e tomar as atitudes necessárias para construir e manter a credibilidade em alta.

 “É importante lembrar que a imagem é o reflexo das escolhas. Então, ela pode ser afetada de uma hora para a outra caso o comportamento torne-se contraditório. Com este pensamento, trabalhe os pontos fortes e identifique as fraquezas. A atenção aos detalhes e atitudes coerentes possibilitam o ganho da credibilidade”, revela Marques.

Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar