Cobizz

Um pouco de como funciona a gestão da NETFLIX

Pedro Waengertner, Co-Fundador da ACE, compartilha uma pequena conversa que teve com um amigo da NETFLIX

Um dos modelos de gestão que mais me chama a atenção é o da Netflix. Esta semana estava falando com um amigo que trabalha lá. A conversa foi mais ou menos assim:

Pedro – Como a sua meta é estabelecida?

R. Eu estabeleço a minha meta baseado no que eu acho que vai ajudar a empresa.

Pedro – Você ganha ações da empresa? Como é a remuneração?

R. Eu tenho direito a receber um valor, que pode ser convertido em ações, 100% em dinheiro, enfim, o que o colaborador quiser. Tem gente que converte 95% de toda remuneração em ações.

Pedro – Como você sabe o caminho que a empresa vai seguir?

R. A empresa é super transparente com tudo. Divulga vários materiais com os rumos que pretende ir e cabe ao time ler, interpretar e avaliar a melhor contribuição para fazer isso acontecer.

Pedro – Como funcionam suas férias?

R. Eu decido quando e quanto tempo vou tirar. Ninguém questiona. Só aviso. Sabem que eu vou entregar o que me comprometi.

Pedro – E os processos? Quais são os principais?

R. Não tem muitos processos, pra não perder agilidade.

Pedro – Tem muita gente jovem trabalhando lá, imagino?

R. Na verdade, a maioria dos funcionários é mais velha (+40).

Pedro – Como fazer para toda esta estrutura funcionar? Me parece legal, mas complexo!

R. É simples: só contratamos gente boa. O resto se resolve.


Pedro Waengertner, Empreendedor com grande bagagem e marketing e vendas, co-fundador de diversas empresas. Atualmente atua como CEO da ACE (antiga Aceleratech), a principal aceleradora de startups da America Latina, apoiando dezenas de empreendedores a atingirem seus objetivos. Trabalha com startups e grandes empresas na mudança de mindset em assuntos relacionados a crescimento, marketing, gestão e liderança. Acredita que seja possível mudar o Brasil através do trabalho junto a empreendedores que realmente queiram fazer a diferença.
Também é palestrante e autor de diversos artigos sobre marketing e empreendedorismo, além de professor do MBA da ESPM, onde atua há mais de 15 anos. Atua como conselheiro em empresas de tecnologia de diversos portes no Brasil.