Cobizz

NOVO MARCO LEGAL NO MERCADO DE CÂMBIO BRASILEIRO

Há exatamente um ano atrás abordamos, neste respeitado meio de comunicação, a necessidade e os efeitos que uma reforma cambial no Brasil traria para os indivíduos, as empresas, ao mercado e ao País de uma forma geral.

Importante frisarmos que o mercado cambial brasileiro iniciou suas atividades com a criação do primeiro banco no país (Banco do Brasil, em 1808) e passou por diferentes fases de organização. A legislação cambial que ainda vigora, no entanto, mistura dispositivos criados no início do século XX com outros ao longo do tempo e alguns mais recentes, mas que conflitam com a necessidade de um mercado mais ágil, dinâmico e versátil.

Em sintonia com a necessidade de se modernizar e de se tornar mais competitivo, o mercado cambial brasileiro – e de acordo com o que prevíamos no início de 2021 –, foi contemplado em 29/12/2021 com a sanção da Lei 14.286, que dispõe sobre as operações de câmbio, o capital brasileiro no exterior, o capital estrangeiro no Brasil e outros detalhes relacionados com as estatísticas oficiais.

Ainda de forma preliminar, pois o regulamento desse mercado deverá ser editado oportunamente pelo Banco Central do Brasil – BACEN (conforme previsto na nova lei), já podemos comentar alguns efeitos inovadores para quem opera ou necessite operar com moeda estrangeira no país:

Com tais inovações preliminares, e lembrando que será o BACEN que regulamentará o mercado cambial brasileiro, espera-se que a nova realidade contemple ainda as seguintes ações:

No artigo de um ano atrás mencionamos que, com a segurança cambial, estaria aberto o caminho para a conversibilidade da moeda brasileira e possibilitando que negócios internacionais praticados por brasileiros sejam liquidados com a sua própria moeda. Esperamos que o novo marco legal e as medidas a serem tomadas pelo BACEN caminhem exatamente para essa direção e que o Brasil possa ocupar um espaço mais significativo na economia mundial!

 

Prof. Dr. Francisco Américo Cassano

Doutor em Ciências Sociais – concentração em Relações Internacionais, Professor e Pesquisador dos temas Internacionalização de Empresas e Relações Econômicas Internacionais.