ColunistasFrancisco CassanoSlider

EFEITOS DO RETORNO DO TALIBÃ NO CENÁRIO INTERNACIONAL

O Afeganistão é um país pobre economicamente, concentrado na atividade agrícola e pecuária, possuindo um subsolo inexplorado que é rico em minerais empregados na base energética limpa. O desinteresse pela exploração mineral, por parte de grandes grupos internacionais, deve-se aos inúmeros conflitos internos e que afastam qualquer tipo de investimento em maior volume. Dessa forma, o retorno ao poder do grupo extremista Talibã, nesse país, não oferece nenhum risco que possa comprometer o comércio internacional, seja pelo fornecimento de matérias primas e de produtos acabados com origem afegã, ou, até mesmo, pela sua demanda por itens relevantes da pauta comercial.

Entretanto, esse retorno do Talibã ao poder e seus desdobramentos militares/políticos, gera instabilidade em mercados sensíveis como ouro e petróleo. Por ser uma commodity sensível, o petróleo poderá ter seus preços aumentados e, consequentemente, gerará um possível processo inflacionário generalizado.

Em face dessa situação, os mercados passarão por volatilidade além do previsto e que se refletirá no fluxo de investimentos e nos resultados econômicos de todos os países. No caso do Brasil, há uma elevação na taxa cambial e oscilações no índice Bovespa, ocasionadas, principalmente, pela fuga de investidores sensíveis a riscos e que preferem opções mais seguras como o dólar norte-americano e o ouro, por exemplo.

Nas figuras 1 e 2 observa-se que os preços do ouro e do petróleo estão em alta, refletindo a possibilidade de risco e acolhendo investidores mais sensíveis. No Brasil, os reflexos estão observados nas figuras 3 e 4, embora estejam combinados com fortes componentes político-econômicos internos.  A figura 5 apresenta o volume de investimento estrangeiro direto no Brasil sendo superior no 1º semestre de 2021 em relação ao mesmo período de 2020, porém, ainda não eram tão intensos os efeitos do retorno do Talibã.

 

Figura 1 – Cotação do ouro em Nova Iorque – Preço em US$ por kg e por oz

 

Fonte: Goldprice – Disponível em https://goldprice.org/pt/gold-price-chart.html

Figura 2 – Cotação do Petróleo tipo Brent na Bolsa de Londres – barril de 158,98 litros

Fonte: Investing.com – Disponível em https://br.investing.com/commodities/brent-oil

 

Figura 3 – Variação do Ibovespa em 2021 – pontuação de fechamento

Fonte: B3 – Disponível em https://g1.globo.com/economia/noticia/2021/08/24/bovespa.ghtml

 

Figura 4 – Cotação do Dólar Norte-Americano no Mercado Cambial Brasileiro – taxa de venda em R$

 

Fonte: TradingView – Disponível em https://br.tradingview.com/symbols/USDBRL/

Figura 5 – Investimento Estrangeiro Direto no Brasil – 1º semestre de 2021 e de 2020

 

Fonte: Estatísticas do setor externo – Nota para a imprensa – Tabela 8 – Banco Central do Brasil – 27/07/2021. Disponível em https://www.bcb.gov.br/estatisticas/estatisticassetorexterno

 

Além desses reflexos nos mercados mais sensíveis, é no aspecto geopolítico que reside, porém, a principal possibilidade de risco no cenário internacional face à retomada do poder pelo Talibã. Duas significativas ocorrências reforçam essa possibilidade:

  • A retirada das tropas norte-americanas, que por quase 20 anos interviram no Afeganistão para afastar o Talibã e outros grupos extremistas (Al-Qaeda; Estado Islâmico; o grupo liderado pelo terrorista Hafiz Saeed; entre outros), enfraqueceu a sua liderança mundial e fortaleceu a China, com sua narrativa sobre o fracasso das democracias, que já sinalizou como prova da nova orientação política o reconhecimento do novo governo Talibã;
  • Em prazo mais longo, essa liderança chinesa mais forte somada com a linha russa não democrática pode gerar uma reorganização da ordem mundial, ampliando as incertezas e freando o desenvolvimento/crescimento global.

Embora a tomada de poder pelo Talibã esteja circunscrito ao Afeganistão, os desdobramentos geopolíticos são preocupantes e justificam a instabilidade dos mercados sensíveis, diminuindo o volume de investimentos na atividade econômica dos países. O momento é delicado e nos leva a ficarmos atentos, principalmente, com o alinhamento sino-russo. A liberdade de opinião e de expressão é a garantia de paz para os povos!

 

São Paulo, 30/08/2021

 

Prof. Dr. Francisco Américo Cassano

Doutor em Ciências Sociais – concentração em Relações Internacionais, Professor e Pesquisador dos temas Internacionalização de Empresas e Relações Econômicas Internacionais.

Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar