Cobizz

EXPECTATIVAS SOBRE O NOVO MINISTRO DAS RELAÇÕES EXTERIORES DO BRASIL

A sucessão no Ministério das Relações Exteriores do Brasil (posse do novo Ministro em 06/04/21) oferece expectativas sobre a condução da Política Externa Brasileira – PEB e que procuraremos analisar a seguir com mais detalhes.

Antes de entrarmos nas expectativas da nova gestão da PEB é importante visualizarmos o quadro existente para percebermos as virtudes e as necessidades não atendidas pela gestão que se encerrou:

 

Com o delineamento desse quadro existente, o novo Ministro Carlos França terá a enorme tarefa de reconstruir a PEB de acordo com a atual ordem mundial. Em seu discurso de posse o novo Ministro apontou três urgências que deverão orientar a sua gestão nos próximos dois anos:

 

Para que essas expectativas se transformem em realidade, entretanto, não basta a intenção ministerial/governamental. Tais urgências necessitam de muito diálogo, como bem frisou França, necessitando as seguintes providências:

 

Assim, as expectativas para o ministro França são as melhores possíveis e nos resta desejar-lhe muito sucesso e que os resultados sejam favoráveis em todos os sentidos. É o que merece todo o povo brasileiro!

 

São Paulo, 08/04/2021

 

Prof. Dr. Francisco Américo Cassano

Doutor em Ciências Sociais – concentração em Relações Internacionais, Professor e Pesquisador dos temas Internacionalização de Empresas e Relações Econômicas Internacionais.