ColunistasDerly Jardim do AmaralSlider

É POSSÍVEL MOTIVAR PESSOAS?

Esse é um tema essencial na Gestão de Pessoas nas organizações. Ouvimos ou lemos vez ou outra afirmações do tipo: aquele técnico de futebol é melhor do que os outros porque ele consegue motivar seus jogadores ou ainda, o bom líder é aquele que consegue motivar seus funcionários a alcançarem as metas organizacionais, entre outras afirmações. A questão é: realmente é possível motivar pessoas?

Um bom exemplo para podermos entender a motivação humana foi representado no filme “Homens de Honra”, estrelado por Cuba Gooding Jr. Trata-se da história de Carl Maxie Brashear que   se   tornou o   primeiro mergulhador-mestre americano negro da Marinha   dos   Estados Unidos, feito conseguido em 1970. A luta de Carl para alcançar seu sonho é fantástica. Em uma missão, depois de se tornar mergulhador, ele perde a perna. Consegue uma perna mecânica, entra com processo requerendo a sua reintegração no corpo de Fuzileiros Navais e conquista a sua tão desejada promoção a mergulhador-mestre. Pode-se perguntar: o que o levou a superar seus limites, a enfrentar todos os preconceitos encontrados na sua caminhada, para conquistar seu sonho?

Antes de responder a pergunta se é realmente possível motivar pessoas é preciso entender o que é motivação. Uma boa definição de motivação é essa. Motivação é a existência de forças oriundas do interior das pessoas, que são responsáveis em parte pelo direcionamento, pela intensidade e pela persistência intencional dos seus esforços orientada para o alcance de objetivos específicos que não dependam de capacidades nem de demandas externas. Em outras palavras: o que nos motiva vem de dentro (fator intrínseco). Vem dos nossos desejos, dos nossos sonhos, dos nossos ideais e dos nossos sentimentos. São esses motivos que impulsionam nossos esforços, nosso foco, nossa persistência para alcançarmos os objetivos que pretendemos. A motivação só depende de nós e não de fatores externos!

Bom, respondendo a primeira pergunta podemos dizer que ninguém motiva ninguém! O que os líderes organizacionais, os técnicos de futebol, enfim os gestores de pessoas podem fazer é criar estímulos motivacionais, despertar nos seus liderados o desejo e a intenção motivadora para mobilizar esforços em busca do alcance dos objetivos esperados.

Esse tema vem sendo amplamente debatido por cientistas comportamentais desde o final do século retrasado. O século XX viu o surgimento de várias teorias que tentaram explicar a motivação humana. Freud, Jung, Elton Maio, Ford, Maslow, Herzberg, McGregor, Victor Vroom entre outros. Eles construíram caminhos para explicar como e por que as pessoas se motivam. Nenhum destes teóricos afirmou que era possível motivar pessoas. Todos afirmaram que era necessário explicitar motivos para que as pessoas se motivem e se esforcem na realização das tarefas. Vale a pena lembrar que as pessoas não necessariamente possuem as mesmas motivações. É possível que alguém esteja mais focado na estruturação da sua vida financeira, outra pessoa esteja mais preocupada em construir reservas para sua aposentadoria e outros ainda  focados em  construir carreira sustentável. Esse  é  o grande desafio! Criar estímulos motivacionais que agreguem e reúnam interesses comuns.

Um ponto importante a ser considerado é que as circunstâncias do dia-a-dia podem interferir na priorização que fazemos das nossas motivações. O trabalho remoto forçou as pessoas a priorizarem outros motivos até então não tão relevantes, por exemplo, acomodar os interesses profissionais com os interesses domésticos. A casa virou escritório e lar ao mesmo tempo. Outro exemplo: a organização do tempo útil. No trabalho presencial as horas são contadas e, em alguns casos, marcadas. No trabalho remoto a pessoa tem disponível 24 horas para realizar suas atividades. Penso que esses são alguns pontos importantes, dentre outros, que podem inspirar o Gestor de Pessoas a criar estímulos motivacionais comuns entre seus colaboradores.


Prof. Dr. Derly Jardim do Amaral – Doutor em Administração de Empresas – concentração em Comportamento Organizacional. Pesquisador dos temas Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional e Empreendedorismo.

Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar