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ELEIÇÕES NORTE-AMERICANAS E O COMÉRCIO EXTERIOR BRASILEIRO

Francisco Américo Cassano

 

Embora ainda não finalizada – resta o referendo do Colégio Eleitoral, a ser realizado em 14/12/20 –, a eleição de Joe Biden está praticamente concretizada. Partindo-se dessa evidência, com a posse de Biden e se considerando os Estados Unidos da América – EUA o maior mercado consumidor do mundo, torna-se importante observar algumas situações já existentes na política externa norte-americana e que poderão ser revistas pelo novo governo:

 

 

 

 

Diante dessa possibilidade de revisão na orientação política norte-americana, surge a indagação sobre os impactos que tal revisão refletiria no comércio exterior brasileiro. Apesar de haver declarações de Biden, durante a campanha eleitoral, ameaçando fazer restrições aos produtos brasileiros caso a questão ambiental não fosse tratada em maior profundidade pelo governo brasileiro, a situação deve caminhar para um reposicionamento dos dois governos de acordo com as seguintes expectativas:

 

 

 

 

Como se percebe, os impactos são positivos e poderão trazer vantagens para os dois lados, restando saber se há interesse efetivo em tornar realidade as expectativas acima apontadas. O comércio exterior brasileiro seria imensamente grato!

 

Francisco Américo Cassano é Doutor em Ciências Sociais – concentração em Relações Internacionais, Professor Ajunto e Pesquisador do tema Relações e Negócios Internacionais na Universidade Presbiteriana Mackenzie.