EconomiaNegóciosSlider

As 11 marcas mais poderosas do mundo.

"...é fundamental que ela tenha uma marca de fácil entendimento por parte do público."

Conheça quais são as principais companhias cujas logos são reconhecidas no mundo inteiro.

 

Não importa qual é o ramo da sua empresa: além de um bom nome, é fundamental que ela tenha uma marca de fácil entendimento por parte do público. O que antes era um trabalho restrito aos designers hoje mudou um pouco, graças às muitas ferramentas existentes no mercado.

Avaliar se uma marca é boa ou ruim depende de uma série de fatores. É preciso, antes de tudo, que o seu público se identifique com ela de alguma forma e que as imagens, símbolos e fontes escolhidas transmitam alguma sensação em especial. Essa preocupação é uma constante tanto para os designers profissionais quanto para aqueles que se aventuram com softwares práticos.

Você sabe dizer quais são as marcas consideradas as mais famosas e icônicas de todos os tempos? Um estudo publicado pelo site Complex listou quais são as 50 marcas mais famosas do mundo. Entre elas, escolhemos as 11 primeiras, aquelas que quando você bate o olho já identifica exatamente de qual empresa se trata.

1 – Nike

Considerada uma das marcas mais emblemáticas do mundo, o logo da Nike como conhecemos foi criado em 1971. Curiosamente, a autora do logo, Carolyn Davidson, cobrou apenas US$ 35 para criar a marca que foi considerada pela revista Forbes como a mais valiosa do mundo. A ideia da logo da Nike é transmitir a sensação de movimento e velocidade.

2 – Coca-Cola

A Coca-Cola é uma empresa que dispensa apresentações. Com mais de um século de história, hoje ela está presente em praticamente todas as partes do mundo e não há quem nunca tenha ouvido falar nela. O logo como conhecemos, embora tenha passado por alguns refinamentos ao longo dos anos, foi criado no mesmo ano que a empresa.

3 – Ford

A Ford é uma companhia centenária, que praticamente nasceu junto com os automóveis. No mesmo ano que a empresa foi fundada, em 1903, a logo foi criada e até hoje permaneceu praticamente intacta. A principal mudança ocorreu em 1927, quando a empresa lançou o famoso Model A.

4 – Apple

A companhia fundada por Steve Jobs é hoje considerada a empresa mais valiosa do mundo. Como não poderia ser diferente, uma companhia tão forte assim precisava de uma marca que pudesse se tornar inconfundível. A famosa maçã mordida foi introduzida em 1984, 8 anos depois da fundação da empresa, na ocasião do lançamento do Macintosh.

5 – Pepsi

A principal rival da Coca-Cola, curiosamente, é mais antiga: foi fundada em 1893. Cinco anos depois o primeiro logo foi criado e assim permaneceu até praticamente a década de 60. Dali em diante a empresa passou por várias modernizações, mas o estilo original permaneceu ao longo do tempo.

6 – Mercedes-Benz

Outra empresa cuja marca é praticamente inconfundível é a da alemã Mercedes-Benz. A companhia foi criada em 1926, mas as empresas originais cujas fusões deram origem a ela foram as responsáveis pela criação da logo ainda em 1902. A estrela de três pontas dentro de um círculo é hoje símbolo de automóveis de luxo.

Veja mais:  Marcela Tavares fala exclusivamente ao Cobizz sobre empreendedorismo em sua carreira.

7 – McDonald’s

O McDonald’s foi fundado na década de 40 por Ronald McDonald e hoje é a maior franquia de fast food do mundo. Originalmente, o nome do estabelecimento era McDonald’s Famous Barbeque, mas com o passar do tempo ele percebeu que o que rendia mais era mesmo a venda de hambúrgueres. A letra M dourada está presente em praticamente todo o mundo.

8 – Levi’s

Entre todas as companhias listadas nesse ranking, a Levi’s certamente é uma das mais antigas. A companhia foi fundada em 1850 e sua logo veio a ser desenvolvida apenas em 1890 – portanto quarenta anos depois. A marca de roupas foi criada por Levi Strauss. A logo da empresa passou por diversas modificações com o passar dos anos.

9 – Burguer King

Se o McDonald’s é o grande líder no mundo dos fast foods, o Burguer King é a sua sombra. Criado em 1954, o Burguer King se inspirou nas cores do logo do McDonald’s para criar a sua marca. Quando foi criada, a logo era mais complexa do que a que temos hoje: um pão de hambúrguer com o nome da empresa no meio e um círculo azul em volta simbolizando o mundo.

10 – Google

A Google se tornou uma das maiores empresas do mundo em apenas 20 anos. Hoje, a logo da empresa está presente na página inicial do navegador de milhões de usuários. Um dos cofundadores da empresa, Sergey Brin, é também um dos responsáveis pelo seu design. Em 2010 a empresa fez um leve redesign na marca, mas o estilo permanece inconfundível.

11 – Walmart

O Walmart é a maior rede de supermercados do mundo e sua fundação aconteceu em 1962, nos Estados Unidos. O primeiro logo da empresa era bastante simples e mesmo hoje, depois de passar por diversos redesigns, ele nunca deixou de transparecer simplicidade. A cor amarela, característica das fontes atuais, foi adicionada somente em 2008.

 O sucesso das maiores companhias do mundo pode servir de inspiração na hora de criar um logotipo grátis. Lembre-se que o que mais importa sempre será aquilo que a sua empresa tem a dizer e não o valor que foi investido na criação do logo em questão.

Qual dessas marcas é a mais forte na sua concepção? Comente!


ninguem te contou?

Relacionados

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar