Saúde

Verão combina com prevenção ao câncer de pele

Oficialmente, o verão começou no dia 20 de dezembro e acaba dia 20 de março. Mas os cuidados com a exposição ao Sol devem ser constantes, especialmente nesta época do ano, quando os dias são mais longos e a incidência dos raios solares é mais concentrada.

“Em um país tropical como o Brasil, existe uma radiação solar acentuada, necessitando de maiores cuidados para evitar o câncer de pele”, explica a Drª Johanna Wagner Poti Sales, dermato-patologista da Sociedade Brasileira de Patologia (SBP), entidade que congrega médicos especialistas no diagnóstico de doenças como o câncer.

O câncer de pele é o mais predominante no país, representando, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), mais de 90% dos casos de câncer. Estima-se que, somente em 2019, foram diagnosticados cerca de 85.170 novos casos em homens e 80.410, em mulheres.

Além da exposição crônica ao Sol, o desenvolvimento do câncer de pele também está associado a câmeras de bronzeamento artificial e acomete com maior frequência pessoas com mais de 50 anos, de pele e olhos claros, detalha a especialista da SBP.

Prevenção e diagnóstico

A prevenção envolve primordialmente evitar a exposição solar das 10h às 16h horas, além da cautela com o excesso de tempo no banho de Sol e o uso de filtros solares, saliente a Drª Johanna.

A médica da SBP também adverte: é preciso ficar atento a qualquer alteração na pele e com o surgimento de pintas pelo corpo, que aumentam progressivamente de tamanho, ou apresentam-se com prurido ou sangramentos.

“Esses tumores têm altos percentuais de cura, porém, quanto mais precocemente for identificada a lesão, melhores serão os resultados do tratamento”, conclui a especialista.

Em caso de qualquer anormalidade na pele, é importante procurar um médico!

Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar