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Gestão de Startups e Empreendedorismo Digital

Você deve estar se perguntando o que empresas como Uber, Spotify, Netflix, Google, Airbnb e Nubank tem em comum. A resposta é simples são reconhecidas como Startups e rapidamente estão difundindo no mercado um novo modelo de gestão de negócios, mais rápido, baseado em tecnologias, modelável, prototipável, adaptável, onde o erro é um insumo para a mudança rápida de produtos, serviços e sistemas.

O que os negócios tradicionais buscam no modelo de Gestão Startup? Maior flexibilidade, agilidade, processos mais simples e, principalmente uma cultura muito diferente das grandes empresas.

A cultura Startup envolve:

  • O Movimento Lean Startup ou Startup Enxuta, que busca a eliminação de desperdícios;
  • A modelagem de negócios e propostas de valor inovadoras com uso de Canvas;
  • O uso do MVP (“Minimum Viable Product” ou “Produto Mínimo Viável”) um produto desenvolvido de forma ágil e econômica para ser apresentado ao seu público-alvo e receber feedbacks.
  • Circuito de Reação: Construir – Medir – Aprender e o Desenvolvimento contínuo (Continuous Deployment), que é um processo “onde todo código que é escrito para uma aplicação é imediatamente implantado em produção”.

O que faz de diferente um especialista em Gestão de Startups?

Ele monitora pesquisas e tendências de mercado realizadas por grandes grupos de empresa influenciadoras, como Gartner, IDC, Forrester, Deloitte, Singularity University e World Economic Fórum, para a partir das tendências verificadas, empreender em novos tipos de negócios voltados a era da transformação digital.

Além de um perfil inovador e tecnológico, esse gestor deve aliar a gestão do capital humano do negócio (negócios digitais se baseiam em tecnologia e pessoas que a desenvolvem), à visão estratégica e à busca do conhecimento e da nova tecnologia. Deve ser criativo e preparado para gerenciar imprevistos. O planejamento, a organização, a direção e o controle, juntos, são as bases de sustentação de empresas lucrativas e duráveis. Usar a tecnologia como meio para a transformação digital do negócio, reduzindo custos e desperdícios, aumentando o valor do negócio e sua rentabilidade.

Ser um empreendedor digital alinhado com a evolução e a utilização das tecnologias da informação aplicadas aos negócios, exige a participação em comunidades de prática que discutem as evoluções das tecnologias digitais, exige ser capaz de transformar problemas de consumo em ideias de negócios. Uma pessoa com foco na transformação digital dos negócios, integrando processos, plataformas de e-commerce, desenvolvimento de aplicativos para mobile marketing, marketing digital e redes sociais são os focos de atuação para a inovação de produtos e serviços digitais. Ter sólida formação em Gestão de Startups, Gestão da Tecnologia e Inovação, Prototipagem e Testes de Usabilidade, Inteligência Artificial – IA, Big Data, Segurança da Informação e Meios de Pagamento Eletrônicos, Governança Corporativa e Compliance, Internet das Coisas  – IOT, complementam o perfil de um empreendedor digital.

Aliar a cultura de gestão startup ao seu perfil gerencial será uma necessidade nesta nova economia da era pós-pandemia. Novos negócios estão surgindo, baseados em novas tecnologias, criando novos espaços para a atuação de profissionais capacitados. Criar um novo unicórnio dos negócios é o grande desafio deste profissional.

 

Autor: Elton Ivan Schneider é diretor da Escola Superior de Gestão, Comunicação e Negócios do Centro Universitário Internacional Uninter

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