Carol StangeColunistasSlider

A Caixa Econômica Federal conta agora com 3 opções para você financiar o seu imóvel

A Caixa Econômica Federal conta agora com 3 opções para você financiar o seu imóvel

Resumidamente, os três produtos têm finalidades diferentes. Pelos índices atuais, em contratos com sistema de amortização SAC, o valor da prestação que utiliza a TR como indexador, diminui com o passar do tempo, enquanto nos contratos que usam o IPCA, o valor da prestação aumenta porque sofre a mesma correção do IPCA aplicada ao saldo. A novidade lançada nessa última quinta feira é de o consumidor poder contar uma prestação fixa do começo ao fim do financiamento. Nesse caso, as taxas de juros são maiores, mas o risco das mudanças econômicas pela vigência do contrato é todo do banco. É sobre essa última linha de crédito que vou te explicar agora.

Quais são os juros?

A opção de crédito imobiliário com juro prefixado e prestação fixa conta com taxas entre 8% e 9,75% ao ano. Nessa modalidade, os juros variam de acordo com o tempo do financiamento e com relacionamento com a Caixa – correntistas do banco, por exemplo, entram na categoria ‘com relacionamento’ e pagam menos.

Por relacionamento, entende-se:

  1. Possuir uma conta corrente na instituição;
  2. Ter cartão de crédito da instituição;
  3. Ter movimentação na conta corrente e débitos automáticos cadastrados;
  4. Receber pelo banco (conta salário);

Claro que ter o CPF regularizado e o nome sem restrições também conta pontos.

Taxa para 10 anos Taxa para 20 anos taxa para 30 anos
Cliente com relacionamento 8% 8,5%
Cliente sem relacionamento 9,75% 9,75%

Na modalidade de prestação fixa, a Caixa permitirá financiamento de até 80% do valor do imóvel – nos outros formatos, a instituição financia até 70% do total.

A falta de risco tem um preço

A Caixa afirma que o objetivo dessa opção de crédito é trazer mais segurança e previsibilidade ao cliente, que saberá, no momento da contratação, exatamente o valor que será pago ate final do período, que pode ser de até 30 anos. Em outras palavras, o risco inflacionário fica com a Caixa, e não mais com o comprador, mas é exatamente por isso que o juro fixado será maior – as menores taxas cobradas hoje nas outras duas modalidades começam em IPCA + 2,95% ao ano ou TR + 6,5% ao ano.

Vale lembrar que a TR está zerada desde 2018, mas pode ser alterada conforme os rumos da economia. Pouca gente sabe, mas ela pode  sim, pode mudar.

Resumindo, a grande vantagem para o consumidor final é saber desde o primeiro dia até o final do contrato, quanto será pago de parcela mensal. A desvantagem são os juros mais altos, já que se estamos falando de um financiamento de longo prazo e o risco econômico dos próximos 8 governos é todo do banco.

Faça suas contas e tente analisar a sua capacidade de pagamento de um financiamento de longo prazo sem emoção. Eu sei que é um grande desafio. Mas uma parcela como companhia constante pelas próximas décadas pode acabar virando um pesadelo. Matematicamente sempre vai valer a pena poupar e investir por algum tempo para ganhar juros e financiar, após um bom montante de entrada, o menor valor possível, mas quando falamos de casa própria, o lado emocional acaba, muitas vezes, falando mais alto. Se precisar de ajuda personalizada para essa análise, conte comigo!

Um beijo e vejo você no próximo conteúdo sobre finanças pessoais. Até mais!

Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar