Cobizz

Conheça os segredos do Score e porque você deveria cuidar bem do seu número!

Você já deve ter ouvido falar dele, mas talvez não saiba a importância desse número na sua vida financeira. O Score de Crédito (Serasa Score) é como chamamos a nossa pontuação de crédito e esse é um dos critérios mais utilizados para a liberação de crédito.

Todas as nossas decisões financeiras influenciam na definição do nosso score, e sua pontuação varia entre 0 e 1000 pontos. Quanto mais próximo de 1000, maiores podem ser as chances de você – e eu – termos crédito aprovado.

Vou dar um exemplo de como ele funciona na prática. 

Imagine que você está precisando de um empréstimo. Você faz algumas pesquisas nos bancos e instituições financeiras e consegue uma taxa de 6% ao mês. Um amigo seu, que tem inclusive uma vida financeira muito semelhante à sua, recebe a proposta, na mesma instituição que você, de uma taxa de 3% ao mês. Você sabe por quê?

Basicamente, é porque seu amigo oferece um risco de inadimplência menor do que você.

A mesma situação pode acontecer quando você compra, ou tenta comprar, bens parcelados no comércio ou contratar um seguro para o seu automóvel.

A pontuação pode ser dividida em 3 faixas:

Quem consulta seu Score?

O que influencia na pontuação e como aumentá-la?

Cada pessoa é pontuada de acordo com alguns critérios, como: pagamentos de contas em dia, histórico de dívidas, relacionamento financeiro com empresas e até dados cadastrais atualizados.

Aumentar seu score de crédito, apesar de ser relativamente simples, vai demandar uma certa dedicação e organização financeira, como:

 

Alguns mitos sobre o Score

Conclusão

Uma boa pontuação ajudará muito para que você consiga ter cartões de crédito aprovados, contratar seguros e ter empréstimos e financiamentos com TAXAS DE JUROS MELHORES.

Fique atento à sua pontuação e procure mantê-la o mais alta possível. O site do Serasa permite rapidamente uma consulta gratuita no seu CPF, facilitando a tomada de medidas necessárias para aumentar seu score, se for o caso.

Um beijo e vejo você no próximo conteúdo sobre finanças pessoais. Até mais!


Carol Stange é Educadora Financeira, especializada em Finanças Pessoais e Desenvolvimento de Pequenos Negócios. Acompanhe mais em https://carolstange.com.br/