IdeiasNegócios

Empreendedora que criou duas marcas de sucesso antes dos 26 anos

“Arregace as mangas, vai lá e faz”

Patrícia Brazil carrega história de empreendedorismo e persistência, com duas marcas fundadas do zero e sem nenhum investidor, e ainda faz sucesso no Youtube com vídeos sobre negócios

 

Quem quer aprender sobre empreendedorismo e se inspirar em marcas no Youtube já deve conhecer o trabalho de Patrícia Brazil, uma das principais especialistas em marketing de influência. Criadora do Grupo ItBrazil, hoje ela é uma das principais responsáveis por conectar marcas e influenciadores digitais. Além disso, Patrícia carrega uma história de empreendedorismo que começou antes disso, e que envolve a criação de uma marca de bolsas e acessórios e quase 10 anos de dedicação.

O bichinho do empreendedorismo – Patricia Brazil

Patrícia Brazil conta que foi mordida pelo bichinho do empreendedorismo em um evento de natal em Niterói, no ano de 2009, no qual conseguiu vender todas as peças que havia produzido. “Eu tinha acabado de participar de um curso de empreendedorismo para negócios de moda, e no meu trabalho final criei uma empresa de souvenires sustentáveis”, conta a empreendedora. Naquele momento, a professora de espanhol que cursava publicidade mas não se via na realidade das agências, foi mordida pelo bichinho do empreendedorismo.

Engana-se, no entanto, que acha que Parícia Brazil largou tudo para abrir sua própria empresa, como tantas pessoas fazem. Ela continuou trabalhando e seguindo uma jornada dupla, tocando a empresa sem deixar o principal ganha pão de lado. “Eu sempre falo para não abandonar o trabalho até que a empresa comece a dar resultados”, sugere. “Até isso acontecer, você pode não apenas continuar gerando receita com seu trabalho, justamente para investir no seu negócio, como também encontrar formas gratuitas ou baratas de estudar e aprender coisas novas”, completa.

 

Aprendizado e reformulações

A forma que encontrou de aprender mais foi por meio de uma incubadora do Sebrae do Rio de Janeiro. Patrícia conseguiu estar entre as 20 selecionadas de um programa da instituição. Sem precisar investir, Patrícia aprendeu diversas técnicas necessárias para manter uma empresa. “Uma das coisas mais importantes que aprendi foi a fazer planejamento estratégico, e foi justamente aí que eu percebi que a marca que eu tinha criado poderia ter problemas de expansão após os eventos esportivos no Rio de Janeiro”, explica.

Foi com a reformulação de sua marca que Patrícia Brazil criou a Holic, marca de bolsas e acessórios que se mantém ativa até hoje. “Foi muito prazeroso criar as coleções, fazer campanhas e conhecer tanta gente do bem por meio dessa empresa”, conta. Em 2015, já com o projeto da It Brazil nas mãos, Patrícia chegaria ao ponto de vender sua marca: um feito e tanto para uma empreendedora com pouco mais de 20 anos. Antes disso, chegou a trabalhar no departamento de marketing em um grupo de moda, onde buscava experiência na área. “Eu aprendi um pouco de tudo, mesmo tendo passado por uma jornada surreal de chegar do trabalho e atuar na minha própria empresa”, conta.

 

webséries para o Youtube e o começo do sucesso!

Quando ainda trabalhava no grupo de modano Rio de Janeiro, Patrícia viveu uma situação importante para sua caminhada empreendedora. “Surgiu um projeto digital em que a marca queria se conectar com uma influenciadora. Eles queriam ter contato com blogueiras, mas ninguém sabia como fazer isso muito bem”, relata. Foi o projeto desenvolvido por Patrícia que uniu a marca e a influenciadora. “Aquilo ficou na minha cabeça”, revela. “Ali eu pude criar um projeto digital e ter contato profissional com as blogueiras. Percebi a demanda para este mercado, e no quanto tantas empresas gostariam de se conectar com influenciadores, mas sem saber como e com quais detalhes”.

Era 2013 quando a empreendedora decidiu sair do trabalho para se dedicar somente à Holic. Ao mesmo tempo, estudava muito o mercado de influenciadores. Por meio de sua marca, começou a trabalhar com influenciadoras e desenvolver projetos. Foi então que surgiu a primeira websérie criada e desenvolvida por Patrícia: #OfftoNY. “Fui com elas para Nova York para realizar a direção do projeto e colocar tudo no Youtube, e foi lá que eu percebi que aquilo poderia ser muito maior e as marcas poderiam encontrar novas oportunidades”. Este seria só o primeiro projeto internacional do Grupo It Brazil.

Ainda durante a viagem à NY, Patrícia escreveu um novo projeto: #Yolo. A gíria internacional que significa “you only live once” (você só vive uma vez) serviu como inspiração para um novo formato de websérie de viagens  envolvendo influenciadoras digitais. “No começo, ninguém queria patrocinar esse tipo de projeto, mas no final de 2014 eu consegui fechar o primeiro contrato com patrocinador, e a partir daí as portas se abriram para as grandes marcas”, conta.

Hoje, Patrícia Brazil comanda o Grupo It Brazil, composto de uma agência de publicidade, área de licenciamento e de agenciamento – sendo responsável pela carreira de diversos youtubers – além de possuir conteúdo digital próprio com um canal do Youtube com mais de 220 Mil inscritos sedentos por um nova temporada. Em seu próprio canal, a empreendedora utiliza sempre a expressão “ela sonha ela faz”. E nada resume mais o espírito de empreendedorismo do que isso: a ideia de que não basta sonhar, é preciso realizar. “Arregace as mangas, vai lá e faz”. E isso tudo virou um movimento onde mais de 30 mil mulheres já compartilham nas redes sociais os bastidores dos seus empreendimentos apoiando umas as outras com a hashtag #elasonhaelafaz

Relacionados

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar