Essa semana, ao navegar pelo LinkedIn vi um post de um profissional renomado no mundo das start ups falando sobre esse assunto e dizendo o quanto ele ouve essa frase tanto de quem está começando quanto de executivos de grandes corporações.
E isso me fez pensar em quantas vezes eu também já ouvi isso de toda sorte de profissionais. O que me fez refletir: quem tem vantagem competitiva é quem abre o mercado ou quem vem depois? Bom, antes de mais nada: depende! Qual é a sua estratégia?
Se você está criando uma nova demanda no mercado, com algo extremamente inovador, tecnológico e o seu diferencial está exatamente neste quesito, existe realmente uma grande chance de ter um problema de posicionamento na mente do consumidor e com ganho de fatia de mercado. Mas neste caso, você está se colocando como produto. E segundo os preceitos básicos do Marketing, você não (deveria) vender produto, mas sim um propósito.
E mesmo que o seu “core business” seja muito parecido, quase igual ao do concorrente, as suas competências, o seu atendimento ao cliente, a forma como você entrega, etc., é o que lhe conferirão autoridade e consciência de marca. E o consumidor se identificará com o seu – ou não!
No fundo, não importa “que alguém já esteja fazendo isso”. Se isso fosse um problema, não haveria concorrência direta nem indireta e o mercado seria um ambiente muito complicado para o consumidor. Esses desafios é que tornam os negócios e as escolhas interessantes, é o que estimula as empresas a inovarem nos produtos, serviços e relacionamento com o consumidor. Não tenha medo do próximo, mas também não se espelhe nele. Seja você. Conheça bem o seu negócio, suas competências, seus diferenciais e vá em frente.
Saiba mais sobre Adriana Vale clicando aqui.
Adriana Vale, mentora de negócios – mestre em Gestão de Negócios, profissional com 21 anos de mercado, empresária, professora de pós graduação, mentora e avaliadora de várias bancas consagradas no mercado; trabalha com projetos de viabilidade e posicionamento de negócios e criou um programa de gestão de negócios eficiente. |