Cobizz

Como micro e pequenos negócios podem enfrentar a crise atual.

Em minha trajetória empreendedora, já enfrentei diversas crises, mas nenhuma se compara ao que estamos vivendo: necessidade de distanciamento social para preservarmos a vida. Salvar vidas é o que mais importa neste momento e as palavras de ordem devem ser empatia, compaixão e união de esforços.

Concomitantemente, precisamos pensar em nossos negócios, já que uma forte recessão está anunciada e a saúde financeira das empresas está comprometida com falências e desempregos em grandes proporções, principalmente no universo das micro e pequenas empresas. Obvio que esperamos que o avanço da pandemia seja controlado e não tome grandes proporções, mas não podemos contar só com isso, a exemplo do que vem acontecendo em outros países.

Diante desse cenário, como poderíamos nos comportar, enquanto pequenos empresários, para sobrevivermos a esse momento?

Primeiro devemos tomar muito cuidado com as “dicas ou sugestões” dos empreendedores de palanque, que utilizam frases clichês e motivacionais, que não condizem com o momento, como “A crise é também oportunidade para crescer e alavancar os negócios”.

Sinceramente, essa não é uma crise para lucrar ou pensar em crescimento. Podemos, sim, pensar em crescer nos aspectos relacionados a valorização da vida, do ser humano, da igualdade, da empatia e por aí vai, mas pensar em tirar qualquer vantagem do que está acontecendo não é nem um pouco ético, moral, humano.

Além disso, ainda que não saibamos exatamente o rumo que a pandemia vai tomar aqui no Brasil, alguns comportamentos e ações são importantes, desde já:

Enfim, essas são apenas algumas ações que nos ajudarão a enfrentar esse período turbulento e de incertezas. O importante é ter em mente que “quem sabe faz a hora, não espera acontecer” e, depois de tudo isso, que possamos sair fortalecidos, com mais amor ao próximo e com a grande lição de que nada é mais importante que a vida, o ser humano, o que para muitos ainda não tinha a menor importância.

Conheça mais de Rodrigo Mancini clicando aqui.


Rodrigo Mancini é economista, Mestre e Doutor em geografia econômica, empreendedor e empresário.