Segundo dados de pesquisa realizada pela Aberdeen Group, empresas que alinham as ações do departamento de marketing ao de vendas têm um aumento 32% na receita anual enquanto as desalinhadas apresentam uma queda de 7% no faturamento. E para se dar bem nessa empreitada é preciso entender o novo papel do marketing que é de atender às necessidades do cliente, que hoje busca por experiências de compra genuinamente humanas. “Embora tecnologias como inteligência artificial e análise de dados sejam as grandes tendências para este ano, o foco do relacionamento marca-cliente deve estar nas pessoas, não puramente na tecnologia e em ferramentas”, pontua Laíze Damasceno, fundadora do Marketing de Gentileza.
E para ajudar empreendedores nessa jornada, a empreendedora elencou cinco práticas essenciais de marketing para que sua empresa seja um sucesso este ano. “A primeira dica é investir em transmissões ao vivo como lives abertas e webnários, pois elas são mais significativas e pessoais, criando maior conexão com seu público, e consequentemente mais engajamento”, explica. De acordo com dados disponibilizados pelo Facebook, os visualizadores de vídeo gastam três vezes mais tempo assistindo a um vídeo ao vivo do que em um gravado.
A segunda prática é ficar atento às mudanças que as pesquisas por celular e voz vão trazer para as técnicas de SEO – otimização para mecanismos de buscas -. Isso porque quem utiliza esta forma de busca quer resultados rápidos e próximos de sua localização. “As buscas por digitação têm mais termos técnicos e curtos, já as pesquisas por voz são mais extensas, com perguntas, dúvidas e linguagem mais espontânea. Ou seja, cada vez mais evidente o fator humanização”, pontua a especialista.
Em terceiro vem a humanização dos processos de automação, com a big data, via inteligência artificial e pela análise preditiva, ajudando as marcas a aprender mais sobre seu público e clientes, permitindo a hiper-personalização das experiências dos clientes e das mensagens de marketing em grande escala. A quarta dica é acerca da construção de conteúdo e relações virtuais mais gentis já que o meio digital digital se tornou a principal contato entre pessoas e marcas. “Ser humano, empático e gentil se tornou elemento de sobrevivência no marketing como um todo. Para ter sucesso, opte por comunicações simples, com linguagem própria e autêntica, que conecta genuinamente as pessoas, mais do que um visual impecável porém com diálogos superficiais”, aponta Damasceno.
E para fechar com chave de ouro, a quinta dica é sobre o uso do LinkedIn, maior plataforma de networking e a melhor no alcance orgânico. “Ele personifica como as pessoas lidam com sua vida pessoal e profissional: de forma integrada, possibilitando trocas sobre o universo do trabalho, experiências do cotidiano, desejos e anseios, dos fracassos, das conquistas e bastidores”, finaliza.