Carol StangeColunistasSlider

Aprenda tudo sobre o cadastro positivo

Se até agora somente os maus pagadores tinham seus nomes registrados nos birôs de crédito (Serasa Consumidor, SPC Brasil, Quod e Boa Vista), a partir de janeiro desse ano, aqueles que pagam suas contas em dia também terão seus nomes registrados, mas como bons pagadores e recebendo inclusive um score (uma nota de crédito) por isso, o que pode ajudar na hora de conseguir descontos e condições diferenciadas ao adquirir bens no varejo em geral.

Como funciona?

A primeira leva de brasileiros incluídos no Cadastro Positivo já aconteceu no início desse ano e a previsão é que nos próximos meses todos façamos parte automaticamente desse banco de dados, que foi criado com objetivo de baratear o acesso ao crédito no país. Em teoria, quanto mais dados disponíveis, mais fácil é para as instituições conceder empréstimos, liberar financiamentos e linhas de crédito, aprovar cartões. É como se fosse um incentivo aos bons pagadores: quem segue com as contas em dia terá o processo de compra facilitado ao apresentar um bom score.

Outro grande argumento usado no lançamento do banco de dados foi também de que o consumidor, ao ter um bom score, poderia usar essa informação para conseguir descontos ou ter acesso a uma taxa de juros menor. Resta saber se o varejista estará disposto a abrir mão de parte da sua margem (nem sempre tão ampla) para conceder condições diferenciadas ao bom pagador.

Mas como tudo tem dois lados…

…quem está em processo de renegociação de dívidas ou tem contas em aberto, por exemplo, terá sua nota de crédito impactada.

Se você tem dúvidas de que há alguma conta em aberto no seu nome, faça uma varredura no seu CPF para identificar eventuais pendências, inclusive naquelas contas de valores baixos ou de pagamento recorrente, como as contas de consumo (água e luz). É surpreendente o volume de pessoas que ficam negativadas por causa de valores irrisórios ou mesmo por atrasos no pagamento resultantes da falta de organização financeira. E a pontualidade agora é mais importante do que nunca: esse é um dos índices que fazem parte da composição do score.

Qual a composição do score?

Além da nota pela pontualidade, o score leva em consideração outras 3 informações: o índice de comportamento de gastos, índice de consultas que o CPF do consumidor tem por segmento de empresas e o histórico detalhado sobre a rotina de pagamento e obrigações financeiras do CPF ou CNPJ. Esse último só estará disponível se o consumidor autorizar tornar seus dados de consumo público.

Conclusão

Se você acha que agora não é a melhor hora para a inclusão do seu nome no Cadastro Positivo, o cancelamento pode ser solicitado nos canais de atendimento dos birôs participantes a qualquer momento. O serviço acontece de forma gratuita em até dois dias e, cabe aos birôs comunicarem uns aos outros a retirada dos dados. Mas é claro que o ideal seria você se organizar financeiramente para usar seu score de forma estratégica, negociando descontos ou taxas de juros mais baixas nas lojas.

Um beijo e vejo você no próximo conteúdo sobre Finanças Pessoais e Investimentos! Até mais!


CAROL STANGE

Carol Stange é Educadora Financeira, especializada em Finanças Pessoais e Desenvolvimento de Pequenos Negócios. Acompanhe mais em https://carolstange.com.br/

Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar