Carol StangeSlider

Por que diversificar sua carteira é importante e como fazê-lo?

Carol Stange por aqui com mais um conteúdo para ajudar você com as suas finanças pessoais e hoje quero falar, de forma bem prática, sobre o que é diversificação da carteira de investimentos e como fazê-la.

Primeiro de tudo, sabemos que os investimentos são uma forma inteligente de deixar seu dinheiro render, mas, ao contrário do que gostam de dizer por aí, NÃO existe uma modalidade de investimento melhor do que a outra, pois tudo depende do perfil do investidor, dos seus objetivos e fase de vida, da sua situação financeira atual e até do momento econômico do país.

Outra coisa que costuma causar surpresa nos investidores que ainda estão começando sua jornada na renda fixa ou variável é que a diversificação protege o investidor e é a melhor solução para quem deseja ganhar dinheiro sem se arriscar demais. Isso acontece porque, ao “não colocar todos os seus ovos na mesma cesta”, você dilui os riscos da carteira ao mesmo tempo em que aproveita de diferentes oportunidades de rentabilidade. Vou deixar aqui um exemplo simples, mas bem comum: considere uma carteira concentrada apenas em investimentos de renda fixa — ela pode ser mais segura, porém talvez não ofereça o retorno desejado. Enquanto uma carteira centrada somente em investimentos de renda variável estará sujeita às perigosas oscilações do mercado financeiro e poderá gerar grandes perdas. É o tal do 8 ou 80.

E na prática, como diversificar?

É uma boa ideia que o investidor analise produtos que abranjam diferentes setores de nossa economia, como o mercado imobiliário, as ações ou mercado de juros, assim evita-se que eventos isolados em um desses setores prejudique de forma única o investidor.
Para fazer isso com segurança, que é uma coisa que prezo muito ao falar de investimentos, é preciso conhecer e analisar as opções disponíveis para então construir um portfólio que mescle os ativos que fazem sentido para a vida desse investidor, de modo que, quando uma classe de ativos sofrer com o cenário atual, a outra classe de ativos “segure as pontas”. É assim que o investidor perceberá as oscilações inerentes de algumas modalidades de investimentos (ou mesmo reflexo de algum evento externo) de forma muito mais suave do que se tivesse feito seus aportes em uma única classe de investimentos ou em um único produto.

Importante lembrar o investidor que, para não cair nas altas taxas de administração que levam toda a rentabilidade embora, ou mesmo, perder dinheiro com produtos indicados por gente de má fé, ter a companhia de um especialista certificado na área é o mais indicado.

Sem a diversificação, você e seus investimentos ficam expostos ao risco. Disciplina para investir, aportes significativos, a escolha de produtos adequados e a diversificação da carteira são os ingredientes ideais para uma excelente estratégia de investimentos.

Um beijo e você no próximo conteúdo sobre finanças pessoais e investimentos. Ate mais!


CAROL STANGE

Carol Stange é Educadora Financeira, especializada em Finanças Pessoais e Desenvolvimento de Pequenos Negócios. Acompanhe mais em https://carolstange.com.br/

Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar