UP

Especialista dá cinco dicas para recolocação e mudança profissional

Rodolfo Vasconcellos cita agentes determinantes de organização e estratégia para destaque no mercado de trabalho

Com os atuais cenários no mercado, onde pessoas cada vez mais buscam a recolocação, ou mudança profissional, não basta apenas estar disposto a conquistar o emprego, a ocupação que lhe cabe e trará sucesso. Por isso, o Coach, Empreendedor e Analista Comportamental, Rodolfo Vasconcellos, dá importantes dicas para recolocação e mudança profissional.

O especialista descreve, que segundo relatório produzido em 2016 pelo Fórum Econômico Mundial, até 2020 35% das habilidades mais demandadas para a maioria das ocupações deve mudar. Estas mudanças são justificadas no contexto da chamada: ‘Quarta Revolução Industrial’, – definida pela era da robótica avançada, automação no transporte, inteligência artificial e aprendizagem automática.

Em 2020, segundo o Fórum, as habilidades necessárias serão, nesta ordem de importância: solução de problemas complexos, pensamento crítico, criatividade, gestão de pessoas, empatia com os outros, inteligência emocional, bom senso e tomada de decisão, orientação para serviços, negociação e flexibilidade cognitiva. Quais destas habilidades você possui hoje e quais você precisa desenvolver? Manter a motivação em alta é fundamental para que você prossiga em direção aos seus objetivos.

Sendo assim, anote estes cinco passos listados por Rodolfo como agentes determinantes de organização e estratégia para destaque no mercado:

Conheça a si mesmo;
O primeiro é conhecer a si mesmo. É identificar quais são seus valores, motivações, interesses e talentos. Aristóteles dizia que: “Conhecer a si mesmo é o começo de toda sabedoria. ” Na busca do autoconhecimento, algumas perguntas importantes precisam ser feitas, entre elas: “Quais são seus valores, interesses e talentos? ”; “O que te deixa realmente motivado? ”. Cabe ressaltar que motivação é tudo aquilo que realmente move a pessoa para a ação. Anote tudo no papel.

Identifique as suas competências;
O segundo passo é identificar quais são as competências que você precisa desenvolver. Neste passo de preparação, a pessoa precisa responder: “Que tipo de trabalho te daria a oportunidade de satisfazer os seus valores, atender os seus interesses e utilizar os seus talentos? ”;

“Quais são as competências que você já possui, e quais são as que você precisa desenvolver para obter esse trabalho desejado? ”. Anote as respostas.
Analise o setor;

O terceiro passo é analisar o setor em que pretende atuar para levantar riscos e oportunidades. Em 2016, o Fórum Econômico Mundial emitiu um relatório onde continha as 10 habilidades necessárias para o profissional no mercado de trabalho em 2020. O futuro e as mudanças estão chegando numa velocidade cada vez maiores. É neste contexto que a pessoa precisa responder questões como: “Quais são as características do mercado no qual seu trabalho desejado está inserido? ”; “Quais são as oportunidades e desafios deste mercado? ”; “Quais são as chances de crescimento e desenvolvimento? ”. Anote as respostas.

Defina os seus objetivos;
O quarto passo é definir o objetivo, a linha de chegada. Qual o seu objetivo profissional? Onde você quer chegar ou qual vaga você deseja verdadeiramente conquistar? Com as respostas deste passo e dos anteriores, você terá elementos suficientes para transformar uma mera intenção de encontrar o trabalho ideal num objetivo concreto.

Elabore um plano de ação;
O quinto e último passo é elaborar um plano de ação. Depois de definir o objetivo, relevante e atingível, é o momento de planejar chegar lá, quando e como. Escreva seu planejamento no papel! Afinal, “A sorte favorece as mentes bem preparadas. ” Pessoas de sucesso têm seus objetivos anotados no papel, se comprometem verdadeiramente com eles e correm atrás de atingi-los com persistência e entusiasmo todos os dias.

Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar