ColunistasFabio PortaluppiSlider

Como cuidar do seu patrimônio em tempos de tribulação – blindar patrimônio

Blinde seu negócio

 

Por acaso, alguém teria imaginado a crise provocada pela pandemia do Covid19?

Pois é, já passou um ano e ainda não se vislumbra uma solução em curto prazo. Empresas de avaliação de risco chegaram à conclusão que teremos uma recessão Técnica no primeiro semestre deste ano.

Não dá para perder tempo, não dá para deixar para depois, não dá para saber o que irá acontecer amanhã.

Pensando nisso e na necessidade latente de preservação, existem mecanismos legais de restruturação patrimonial e de proteção de seu patrimônio (blindagem patrimonial)

As leis mudam constantemente e o que vale hoje pode não valer mais amanhã. Erros judiciais acontecem e decisões jurisprudenciais modificam a sua situação patrimonial de uma hora para outra, principalmente se você for empresário, sócio ou investidor. Seu patrimônio pode ficar comprometido, e você poderá até perdê-lo. A chamada Blindagem Patrimonial é feita de forma que o empresário tenha segurança para evitar que seu patrimônio seja atingido por essas intercorrências.

Assim como os consultores financeiros alegam que não se pode colocar todos ovos na mesma cesta, o mesmo acontece com nossos bens.

Existem meios legais em que o empresário pode proteger seu patrimônio mediante a constituição de uma empresa holding, em que ficam protegidos seus bens e a sucessão familiar deixa de ser um problema em caso de óbito da pessoa. Tudo é feito para que a carga tributária seja menor com economia de custos nos pagamentos de impostos de transmissão e no pagamento de impostos normais.

No Brasil, 60% das empresas são familiares e a sucessão familiar, às vezes, é dolorosa, podendo passar para as mãos de pessoas não habilitadas para gerir o patrimônio e o negócio. Não basta apenas a constituição de uma sociedade para que se resolva o problema. Há que se verificar os ativos e passivos e chegar ao melhor tipo de sociedade para cada caso.

A reestruturação patrimonial e o planejamento sucessório, portanto, revelam-se instrumentos seguros e eficazes para promover a proteção patrimonial e reduzir custos e riscos de constrição. Como advogado, tenho batido sempre nesta tecla: a importância de você se prevenir judicialmente para proteger sua família, seu patrimônio e seus negócios! Em tempos de tempestade, como este que vivemos, e em tempos de calmaria, esteja sempre protegido e prevenido!

 

Quer conversar mais sobre isso?

[email protected]

Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar