SliderTecnologia

BRLink elege 5 tendências tecnológicas que devem impactar o mundo dos negócios

Muito se fala sobre a transformação e disrupção digital e sobre como esse fenômeno vai impulsionar os modelos tradicionais de negócios. Soluções inovadoras para nuvem, objetos autônomos e Inteligência Artificial serão alguns resultados dessa onda. Alan Oka, Cloud Manager da BRLink, elencou 5 tendências que servirão de engrenagem para essas e outras transformações no mundo dos negócios. Veja:

 

Rede 5G 

 

O 5g é o próximo passo da conexão móvel sem fio e aos poucos vai sendo implementado no mundo. Além da promessa de maior velocidade de navegação, melhorando assim downloads e upload de dados, a nova infraestrutura também ganhará da rede atual em quesito de latência e capacidade. Em linhas gerais, será essa infraestrutura que abrirá caminhos para os equipamentos autônomos, como robôs e veículos autônomos, por exemplo, além dos serviços realizados à distância, como consultas médicas e  videoconferência realista. Dessa forma, não restam dúvidas que essa nova rede ampliará a geração de novos serviços e modelos de negócios.

 

Inteligência Artificial

 

A Inteligência Artificial é uma realidade global e deve seguir como a mais disruptiva das tecnologias nos próximos dez anos, segundo a consultora Gartner. Incentivado pelo avanço das soluções de Machine Learning, a IA está se expandindo para diferentes esferas e causando grandes impactos, principalmente no que tange o desenvolvimento de novos produtos e as estratégias de relacionamento com o consumidor. Uma pesquisa realizada pela MIT Technology Review e da Genesy apontou que 90% dos executivos entrevistados utilizam IA para melhorar a experiência de compra e 70% dos participantes alegaram que tiveram aumento na receita. A adesão dos serviços de IA pelas companhias também trará vantagens para geração de relatórios análiticos e de desempenho, permitindo balanços mais sofisticados e assertivos.

 

Ética e Privacidade Digital

 

O debate mais acentuado sobre ética e proteção de dados, assim como as leis e marcos internacionais, sinalizam que o mundo caminha para uma era pós-digital cada vez mais transparente. Com o avanço da inteligência artificial, assim como o aumento dos crimes virtuais, a tendência é que ética e privacidade se tornem moedas muito importantes. Em outras palavras, as instituições que não se adequarem às leis e políticas de privacidade sofrerão perdas significativas que vão além da imagem institucional. As previsões apontam que, até 2021, as instituições que negligenciarem a proteção e privacidade pagarão 100% mais em custos de conformidade em relação às concorrentes que investiram nas melhores práticas. Nesse modo, as soluções do mercado de TI mais preocupadas com essa tendência levarão importantes vantagens.

 

Blockchain

 

Como parte da discussão sobre proteção de dados, o Blockchain emerge como uma solução bastante atraente. A tecnologia, baseada em banco de dados descentralizado, permite que os administradores tenham acesso a todos os registros de uma transação, deixando-a praticamente imune a qualquer tipo de fraude. Apesar de se popularizar com as criptomoedas, essa tecnologia é um modelo atrativo também para outros setores. Algumas marcas de varejo e da indústria alimentícia, por exemplo, já começaram a implantar o método para fiscalização e transparência alimentar. Com isso, as previsões apontam que mais cedo ou mais tarde o Blockchain causará uma disrupção substancial, passando a ser mais presente nas dinâmicas comerciais. Segundo a empresa Cearley, em 2030, a blockchain será um mercado multimilionário e criará US$ 3,1 trilhões em valor de negócios até lá.

 

Ferramentas e Tecnologias para Nuvem

 

Nas próximos anos, espera-se que as empresas usem cada vez menos infraestruturas internas para o armazenamento de dados e adotem mais serviços de nuvem ou alternativas híbridas. O tempo em que o Cloud era visto como uma solução para poucos já passou e, com isso, novas ferramentas e soluções de Cloud Computing devem surgir pela frente. Além da redução de custos com hardware, software e instalações, essa solução também permite ganhos com produtividade, escalabilidade e otimização dos recursos tecnológicos. A segurança é outro fator muito interessante desse modelo, com atualizações regulares e políticas de conformidade rígidas. Um estudo divulgado pela Gartner aponta que até, 2020, empresas que não adotarem serviços em nuvem serão tão incomuns quanto empresas que hoje não utilizam a internet. No entanto, para que tenha total eficiência é necessário que os usuários estejam de conformidade do serviço.

Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar