Startups

Programa de capacitação do Startup SC entra na reta final

A 9ª edição do projeto do Sebrae/SC oferece turmas em quatro cidades diferentes no estado

O programa de capacitação Startup SC, realizado anualmente pelo Sebrae/SC, atende 50 startups catarinenses desde o último mês de março e entra agora em sua reta final de atividades. A nona edição do programa ofereceu pela primeira vez turmas em quatro cidades do estado: Blumenau, Chapecó, Joinville e Florianópolis. Passando por cinco meses de capacitação e networking junto ao ecossistema catarinense de inovação, as startups selecionadas pelo Startup SC têm direito a mentorias individuais e acesso a R$ 300 mil em créditos de serviços como cloud, CRM e ferramentas de marketing digital.

Alexandre Souza, gestor do programa no Sebrae/SC, explica que é realizado um diagnóstico inicial para levantar pontos de melhoria de cada startup e um planejamento individual é traçado em seguida. “Com isso, monitoramos tanto o engajamento dos empreendedores quanto os resultados que cada startup atinge”, explica.

Os empreendedores participantes concordam. Guilherme Valle, CEO da Segim — startup de Brusque (SC) que desenvolve um SaaS específico para imobiliárias, que controla desde o cadastro de imóveis até a divulgação em site e portais e o controle financeiro da gestão de locações — afirma que o Startup SC está sendo um “divisor de águas” para a empresa. “Uma das grandes mudanças que estamos aplicando é a nossa segmentação para atender com qualidade e autoridade apenas um tipo de perfil de cliente deste mercado. Até então, nosso produto atuava em vários tipos de imobiliárias e corretores de imóveis. Com os workshops e o networking do Startup SC surgiram inúmeras perguntas que tínhamos dificuldade de responder para nós mesmos”, explica. Guilherme complementa que neste momento foi identificada a necessidade de mudança “que por sinal, está fazendo muito sentido para nós e para nossos clientes. De maneira complementar estamos conseguindo aplicar o aprendizado que estamos tendo em todos os setores da empresa, tornando nosso negócio bem mais estruturado, sustentável e com perspectiva muito maior de mercado. Recomendamos muito essa capacitação, pois coisas que antes não faziam sentido acabam sendo primordiais para alcançar nossos objetivos e sucesso”, finaliza.

Para Emiliano Veiga, fundador e diretor de inovação e negócios da Bionexus Allagro — startup de Chapecó (SC) que pesquisa, desenvolve e comercializa tecnologias aplicadas no agronegócio —, o Startup SC é um projeto muito importante que impulsiona o sucesso de startups no estado. “A minha experiência e também de todo o time da empresa em participar do programa de capacitação Startup SC tem sido das melhores. No segundo mês de curso, o resultado de colocar em prática o aprendizado permitiu dobrar o número de clientes e o faturamento da startup. Além disso, melhorou a visão sobre as prioridades e tem proporcionado a elaboração de um planejamento de crescimento mais real e adequado à realidade do segmento em que atuamos. Ao todo, tem bastante informação e sabemos que nem tudo será absorvido e utilizado de imediato na empresa, porém recomendo o programa a quem possa participar”, comenta.

“A aceleração do Startup SC está sendo bem importante para WiZED, pois são diversos workshops, práticos em sua maioria, onde temos que pensar e escolher uma direção para o negócio nas mais diversas áreas da empresa. Recomendo para as startups que estão objetivando a escalabilidade das suas operações. Além disso, é uma ótima oportunidade de fazer networking com outros profissionais, empreendedores e startups”, explica Luís Felipe Cardoso Fabris, sócio fundador da WiZED — startup de Criciúma (SC) que desenvolve uma solução para criação automatização de eventos e venda de ingressos.  “Os resultados aparecem, quando entramos no Startup SC, fomos abordados por uma aceleradora e por uma empresa de fusões e aquisições. Realmente, o programa abre portas”, finaliza.

Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar