Tecnologia

A experiência da BRLink com Next Generation MSP usando automação e inteligência artificial da AWS

Por Rafael Marangoni, diretor executivo e co-fundador da BRLink

De usuário a AWS Partner Network Consulting. A BRLink se tornou um cliente da Amazon Web Services (AWS) em 2010, quando precisávamos de uma estrutura de DR para nosso ambiente de serviços de Data Center. A partir dai, começamos a aumentar a presença na AWS, ampliando a quantidade de serviços e evoluindo o conhecimento do nosso time. Logo no início, identificamos que a AWS era o único provedor de nuvem pública com as ferramentas e os recursos necessários para aproveitar todos os benefícios da computação em nuvem. Por mais de 1 ano e meio usamos a nuvem internamente para os nossos serviços, isso foi fundamental para compreender os principais benefícios e desafios na utilização da nuvem pública da AWS.

À medida que a expertise de AWS cresceu no nosso time, decidimos por construir um negócio, ajudando outras empresas na América Latina a usarem o serviço. Percebemos que a nossa experiência na migração de workloads para a nuvem da AWS criaria uma grande oportunidade de mercado para nós. Foi uma transição natural para nos tornarmos um parceiro oficial. Nosso objetivo não era parar por aí, sonhávamos em alcançar patamares mais altos, em nos tornarmos um dos principais parceiros da AWS e ter a capacidade de oferecer suporte a clientes na nuvem, com excelência e assertividade.

Alguns anos se passaram, muito trabalho foi realizado e hoje, a BRLink é um dos poucos parceiros Premier – o nível mais alto de parceria – na região LATAM. Também possuímos as competências de DevOps e Educação, validações concedidas aos parceiros da AWS que demonstram proficiência técnica e sucesso comprovado de clientes em áreas de soluções especializadas.

Em 2014, uma grande evolução para a empresa começou quando decidimos construir uma nova plataforma de gerenciamento de ambientes na nuvem, que além de elevar a excelência dos nossos serviços, nos permitisse atender às demandas de um AWS MSP (Managed Services Provider). Sabíamos que estas exigências seriam grandes, começamos então uma jornada importantíssima para o negócio. O resultado disso foi a plataforma de MSP da BRLink.

Criando uma prática de MSP com foco em automação, análise, inteligência artificial e segurança

Acreditamos que um MSP de última geração tem como base uma grande quantidade de automação de tarefas, foco em segurança e abordagem proativa. Um MSP de última geração deve ser uma empresa que possa liderar um cliente em toda a jornada de nuvem, usando as melhores abordagens técnicas e de negócio . Nós trabalhamos duro para não apenas obter título de AWS Managed Service Provider (que aliás, já mantemos por 5 anos), mas também para continuadamente evoluir, até nos tornarmos um Next Generation MSP. Concentramos nossa prática em automação e construímos uma plataforma única para nossos clientes. Nós automatizamos a maioria das tarefas, incluindo o processo de cobrança.

A mentalidade da BRLink passou a ser orientada por DevOps. DevOps e a nuvem são tudo sobre automação e construção, consistentes interações entre ferramentas e processos. DevOps não é uma coisa, é uma cultura! Descobrimos que a construção de uma cultura de DevOps internamente nos levou a trabalhar para “automatizar tudo”. A nuvem possibilitou a automação em um nível totalmente novo e nos permitiu focar na criação de softwares e soluções para nossa plataforma MSP, em vez de dedicar tempo a tarefas repetidas e manuais, sempre propensas a erros.

Agora, ajudar os clientes a adotarem a automação na AWS é uma prioridade para a BRLink. Construímos pipelines de CI / CD para os clientes e para muitos projetos sugerimos e implementamos ambientes sem servidor (Serverless). Para isso, desenvolvemos e integramos ferramentas para acelerar a automação em clientes, e também se investimos na educação deles, compartilhando conteúdo, workshops, webinars, estudos de caso e outros exemplos de como adotar uma cultura de DevOps internamente para ajuda-los a melhorarem seus próprios ciclos de desenvolvimento.

A segurança é outro pilar embutido em tudo que a BRLink faz como um Next Generation MSP. Desenvolvemos uma plataforma de segurança, que coleta dados de ambientes de clientes e usa inteligência artificial (IA) para fornecer recomendações e monitoramento de segurança proativos. Esta plataforma hoje se chama Cloud Insights. Acredito que, como um MSP de última geração, temos as ferramentas e os conhecimentos adequados para atender e exceder os requisitos de governança e segurança do cliente. Priorizamos o uso de IA e Machine Learning para gerar percepções mais profundas a partir de perspectivas de monitoramento, custo e segurança.

Usando a auditoria como um guia de otimização

O benefício mais importante que a BRLink ganha por ser um membro do Programa MSP da AWS é o ponto de referência estabelecido pela auditoria de terceiros que todo MSP deve passar.

Acredito que, para qualquer empresa que deseje construir um negócio de serviços gerenciados em nuvem forte e de boa reputação, os benchmarks mais fortes a serem atingidos são definidos pelo programa MSP da AWS e pela auditoria de terceiros. Se você trabalhar duro para atender aos critérios definidos no programa, chegará a um novo nível em sua prática. Com base na auditoria, aprimoramos a forma como pedimos as opiniões e as interações com nossos clientes, obtemos insights sobre as práticas recomendadas e, mais importante, percebemos como a automação central é uma prática de serviços gerenciados na nuvem.

A BRLink tem continuamente melhorado suas margens de lucro em razão das constantes melhorias na produtividade através da automação. O padrão para ser um MSP de última geração bem-sucedido é levantado todos os anos à medida que as prioridades, necessidades e expectativas dos clientes evoluem. Acreditamos que devemos estar sempre investindo em nossa prática de MSP e melhorando nossos processos e serviços para oferecer mais valor aos clientes, trabalhando com um Next Generation MSP.

*Rafael Marangoni é diretor executivo e co-fundador da BRLink

Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar