ColunistasJuliane ValloneSliderUP

Maiores dificuldades para iniciantes no marketing digital

5 grandes dificuldades que os iniciantes enfrentam e verá que não é só você que passa por essas coisas

Resolvi que nesta semana falaria sobre este assunto aqui no blog por ser algo marcante em nossas vidas de empreendedores digitais e iniciantes na área. São muitas as dificuldades pelas quais nós passamos, apesar de muitas pessoas ao nosso redor acreditarem que isso não é um trabalho, ou por vezes acham que é super simples , mas é um ledo engano, certo? Nós que tivemos a audácia e a coragem de encarar esse propósito de vida de frente sabemos que a realidade é bem diferente. Durante todo o tempo precisamos trabalhar muito, produzir muito , estudar muito, errar muito e quebrar muita a cara para conseguirmos evoluir e para que as pessoas acreditem em nosso trabalho e nossa credibilidade seja construída.

Trabalhar na internet, abrir uma empresa on line é um negócio como qualquer outro, a diferença é que nossa estrutura é construída em um ambiente sem limitações geográficas e que nos custa menos, mas de resto, o trabalho , a dedicação, a paciência são exigidos da mesma forma.

No Instagram tenho procurado ouvir mais as pessoas e perguntado sobre o que elas acham, o que elas pensam, quais são suas experiências, o que mais gostam de saber quando entram em uma rede social e desta vez questionei sobre suas maiores dificuldades enquanto iniciantes no marketing digital. Elas se manisfestaram cada uma a sua maneira, mas posso dizer que muitas coisas se confundem entre si e há pontos que se repetem frequentemente. Pensando nisso, resolvi criar este conteúdo para falarmos sobre as cinco maiores e mais frequentes dificuldades de acordo com os meus queridos seguidores. Posso dizer também que é uma homenagem que faço a eles pela parceria, carinho e pelo prazer que me dão em compartilhar comigo ideias, experiências e conteúdos sobre esse assunto que adoro tanto……Não é à toa que isso se tornou o meu trabalho, certo?

Então vamos começar?

#Dificuldade 1:

Criar conteúdo – De todas as que foram faladas essa venceu! rsrsrsrs….. E também considero com uma das maiores dificuldades. Porque não é fácil preparar algo que não deve ser voltado para você e sim para os outros. Esse é o primeiro ponto a ser trabalhado porque sua linguagem, suas ideias, sua preocupação devem estar voltados para o seu avatar e não para você, entende? Pode até ser que você seja um esteriótipo da personificação do seu público-avo, se for, será mais fácil criar uma linguagem voltada para ele, com certeza! Mas se não for, aí você precisa desenvolver estratégias para entender que suas dores e ambições se distinguem das pessoas para as quais quer desenvolver seu produto ou serviço.

Além disso, vem a necessidade de criar conteúdos que tragam resultados e que um deles seja a tão sonhada venda. Para isso é importante encontrar formas de torná-los criativos e que chamem atenção pela sua qualidade , identidade. Sabemos que não é fácil desenvolver isso, mas quem falou que seria, não é? kkkk….Para o nosso alívio existem várias coisas que podem nos ajudar a valorizar nossa personalidade, o nosso jeito único de fazer e criar algo. E é isso que vai nos conectar mais e mais com as pessoas. Algumas que me ajudaram e me ajudam nesse desafio vou enumerar para vocês:

Ler muito, muito, muito sobre o assunto que quero abordar. Parece algo bobo, mas muita gente não faz e é essencial. Ler coisas distintas, de fontes diferentes e com qualidade vai despertar nossa criatividade para criarmos conteúdos que vão fazer realmente a diferença na vida daqueles que nos seguem . Procure por artigos, blogs, revistas e livros que falem sobre o assunto e separe um tempinho que seja por dia para lê-los. Se tem uma hora por dia, então use para isso. Ah Juliane, só tenho dez minutos por dia…..Tudo bem também! Não importa! O que importa é você determinar um tempinho que seja para investir nesse propósito. Aos poucos perceberá que seu know how está crescendo e sua auto-confiança também com essa simples mudança de atitude;

Avalie os conteúdos de sua concorrência. Não estou dizendo para você entrar no site, no blog, no instagram das outras pessoas e copiar o que elas estão fazendo. Por favor, hein! Jamais! kkkkkk….. Mas é importante olharmos ao nosso redor com um olhar crítico, porque isso também alimenta a nossa criatividade para as coisas. Saiba que os grandes feitos neste planeta, não vou dizer todos, mas a maioria, foram realizados considerando coisas que já foram feitas por alguém, mas que foram aperfeiçoadas por outras e essas “outras” fizeram deste feito algo extraordinário e respeitado . Às vezes você está com uma ideia fantástica, mas que acha ridículo se fizer, fica com vergonha, acha que os outros vão criticar…….Mas aí se ver o outro fazendo acaba criando coragem, vê que aquilo realmente dá um resultado legal e que você não ficou doido! kkk……Sua ideia pode fazer sucesso! Daí você cria coragem e põe em prática, mas do seu jeitinho, com a sua individualidade que faz toda a diferença!
Faça pesquisas em sistemas de busca para saber quais são os temas mais bem ranqueados por eles. Assim lhe ajudará a definir os assuntos que tratará e que aumentarão seu engajamento junto ao público. Eu, por exemplo, gosto muito do “Ubersuggest”. Ele é gratuito e muito simples de utilizar. Faça o teste e me diga o que achou, ok?

#Dificuldade 2:

Estratégia para fazer a primeira venda- A gente fica quebrando a cabeça quando começa porque comumente a preocupação de quem inicia é somente com o dia no qual fará a primeira venda porque acha que só terá resultado quando ela acontecer, mas pense comigo! Será que o resultado acontece somente quando vemos dindim no jogo? Será que somente o dinheiro significa êxito, sucesso , dever que se cumpre? O que posso dizer com a minha pequena experiência de vida e nesse mercado é que não. Não é só o dinheiro que mede nosso retorno, nosso desempenho e nosso crescimento. Existem muitos outros resultados que precisam ser atingidos para que o resultado “dinheiro” aconteça. E para você chegar nesse patamar, exigirá um trabalho de você de formiguinha. É necessário ter muita paciência, dedicação, estudo, empenho, abdicação, otimismo , perseverança , determinação e por fim muita ação.

E quais outros resultados são esses, hein? Eu digo a você! E considere que a estratégia a ser usada para alcançar a primeira venda seja essa, ok?

Coragem para dar o primeiro passo: Mas isso Juliane? Sim…….Porque ter coragem para se dedicar ao trabalho de marketing digital, marketing de afiliados e negócio on line é algo difícil de se conquistar. Eu mesma quanto tempo levei para ter coragem de seguir adiante com esse projeto e deixar uma vida profissional estável e cômoda para traz? O que teve de acontecer e o que eu tive que aprender para tomar essa iniciativa e não deixar mais para amanhã? Eu tenho a minha história e minhas motivações para tal. Vou dar um exemplo para você! O fato de eu estar sempre pesquisando, estudando, lendo a respeito do assunto me fez chegar a pessoas e histórias que me inspiraram e me conduziram a coisas que me despertaram o agir . Foi assim que conheci o treinamento de base , o Fórmula Negócio On Line, que mudou minha maneira de pensar e que me ofereceu e me oferece, pois ainda não terminei, conteúdos, aprendizados e práticas que são essenciais para o desenvolvimento de um negócio on line sustentável e de credibilidade. Um negócio que seja para a vida inteira e não para me trazer algumas vendas a curto prazo e só…..Ele além de me oferecer essas coisas, serviu como pontapé para criar coragem de começar porque ensina a usar todas as ferramentas necessárias de produção de conteúdo. E chegar até ele foi uma grande vitória. Construir meu Instagram foi um avanço, construir o meu blog foi outro grande resultado (ainda mais para mim que até então não usava nenhuma rede social porque pessoalmente falando nunca fui muito adepta a essas coisas, a essas exposições até que decidi trabalhar com isso……) que foi possível , é claro, com minha dedicação , mas sobretudo por ter adquirido um curso que me ensinou como fazer desde as coisas mais simples até as mais elaboradas……Cada seguidor no Instagram é um super resultado. Eu que nem existia nesse mundo até então…..rsrsrsrs…… e agora só com um pouco mais de dois meses neste mercado, já com mais de três mil seguidores, considero que é um grande motivo para comemorar…….Cada pessoa que lê um artigo no blog é a mesma coisa,e cada agradecimento das pessoas seja pelo direct, seja por mensagem, seja por e-mail, seja pelo whatsapp dizendo que se identificam com minhas ideias, com meus conteúdos, que falei algo que o fez pensar diferente, que o fez agir em direção aos seus objetivos é o que há de mais primoroso nesse trabalho, nessa profissão. Então digo que sim, é mais um maravilhoso resultado. Eu diria que é o mais importante. E mais uma vez foi alcançado porque tenho buscado conhecimento para isso, porque tenho aprimorado minhas ações e isso se adquire com o passar do tempo e com uma boa base.

Essa é estratégia mais eficaz e eficiente que existe, pelo menos para mim e até o momento, para conseguir fazer a primeira venda.É buscar conhecimento no lugar certo, através das pessoas certas e colocar em prática tudo o que se aprende no devido tempo, sem deixar para amanhã. Antes disso, acredite, você precisará alcançar todos esses resultados, além de muitos outros….E cada etapa dessa conquista é fundamental para que você construa uma carreira sólida e de muito sucesso.

#Dificuldade 3

Mudar a mentalidade- Essa , de fato, é uma tremenda dificuldade e ela impacta decisivamente em todas as outras. Isso porque o que nós pensamos interfere direta e indiretamente em nossos resultados. E isso não só no trabalho, mas também na vida pessoal. Muitas vezes o que impede de alcançarmos um resultado mais rápido é a nossa mentalidade. Sabe aquela velha história de que você precisa ser para ter? Então…..É exatamente isso. Sendo assim, se você quer mudar de vida, se quer ser mais próspero e feliz perceba como tem sido o seu modelo mental. E se pela sua análise tem estado em discordância com aquilo que deseja para sua vida, comece a procurar maneiras para mudar. Umas das maneiras de se conseguir isso é estar perto de pessoas que tem os mesmo objetivos que você, quem tem os mesmos ideais, objetivos e propósitos. Não estou dizendo para deixar de conviver com aqueles que são diferentes de você, de maneira alguma! Mas priorizar e estar mais tempo por perto de pessoas que te inspiram de alguma forma, que te botam para cima, que tem energia de luz, energia positiva porque isso influenciará na sua vida de uma maneira muito positiva. Tente isso e confirmará o que estou dizendo.

Como meu exemplo, posso dizer que o fato de eu estar fazendo o treinamento do Fórmula Negócio On Line do Alex Vargas e o Venda mais 2.0 pelo Whatsapp da Kerlia Souza tem me ajudado muito nesta questão. Fazer treinamentos com pessoas que tem expertise no assunto e que nos proporcionam convívio com quem tem a mesma intenção que a gente, que tiveram experiências diferentes e compartilham conosco propicia um ambiente mais satisfatória para a realização de mudanças necessárias em nossos comportamentos e em nossos pensamentos o que permitirá que realizemos nossos sonhos e objetivos mais rapidamente. Não dizem que somos o resultado da média das cinco pessoas com as quais mais convivemos? Então…..Acredito muito nessa influência apesar de não ser um fator predominante.

Dentro deste contexto de mudança de mentalidade, podemos ressaltar 3 coisas que são: a necessidade de compreender o quanto é importante organizar sua rotina, ter apoio das pessoas mais importantes para você e compreender que apesar de o negócio on line nos exigir um investimento menor para começar, é um negócio como outro qualquer então o investimento é primordial para que o sucesso aconteça. Esses três pontos são muito comuns de percebermos enquanto dificuldade entre as pessoas que ingressam nesse ramo.

Vamos lá gente, sabemos que trabalhar em casa nos proporciona muitos benefícios e é extremamente sedutora a ideia de poder trabalhar sem ter que sair do nosso cantinho,do nosso aconchego e poder fazer meu horário foi inclusive umas das coisas que mais me atraiu, mas convenhamos que se você não traçar estratégias e um planejamento bem feito para fazer suas coisas, tenha certeza de que tudo isso se tornará um grande desastre. Quem trabalha em casa sabe o quanto é difícil aliar a vida pessoal com a profissional quando elas se misturam de uma certa forma. O que faço para não me perder é o seguinte, escolhi um dia da semana para programar todo o resto. Prefiro fazer semanalmente do que para um período maior porque penso que precisamos considerar os imprevistos que podem ocorrer, as coisas que não tem como controlarmos, então um planejamento para a semana penso ser o ideal. Assim já começo sabendo o que farei e quando. Não fico perdida e concluo minhas tarefas mais facilmente e com mais leveza. Feito isso , uso a agenda da Google no celular para anotar os dias e os horários para cada coisa. Gosto desse aplicativo porque tenho acesso a ele durante todo o tempo e quando chega o momento ele me envia um aviso. Então é impossível que eu me esqueça de algo, fora que é gratuito e muito fácil de usar. Uma coisa que também acho muito importante de se fazer é determinar um limite. Por exemplo, estabeleça que trabalhará de segunda a sexta, das 08 às 17 e se definiu isso, obedeça! E use o restante do tempo para dar atenção a você, a sua família, a seus amigos, ao descanso porque por mais que amemos nosso trabalho ele não deve ser a única coisa para qual damos o devido valor, porque existe uma imensidão de outras coisas muito importantes também e que são indispensáveis para a nossa saúde mental. Fora que quando dedicamos um tempo a outras coisas que revigoram nossas energias, quando voltamos para o trabalho as ideias fluem melhor e coisas que antes estavam esquentando nossa cabeça porque não estávamos encontrando um modo de como fazer, se resolvem mais rápido. Vocês já perceberam isso?

Ter apoio das pessoas mais importantes para nós é extremamente importante para nos ajudar , mas infelizmente sabemos que isso nem sempre acontece, né pessoal. Às vezes por falta de informação sobre o assunto mesmo, às vezes porque a pessoa tem medo de que algo ruim possa nos acontecer ou às vezes porque de fato não quer que você cresça naquilo que escolheu sei lá por qual razão…..Enfim, se você tem a dádiva de poder contar com o apoio daqueles que ama, que ótimo! Use e abuse dessa maravilha….Compartilhe com eles seus processos, suas vitórias, seus tropeços….Isso nos deixa mais leves e nos ajuda a seguir adiante com mais alegria e disposição, caso contrário não vou dizer para você se afastar destes queridos, mas digo para evitar fazer comentários em torno do assunto e prossiga com seu propósito mais na surdina….Assim você não se desgasta e não perde o convívio com aqueles que são importantes para você. Ou se acha que vale a pena tentar, busque explicar melhor do que se trata suas ideias, procure entender o porquê de a pessoa não querer te incentivar…Às vezes assim, você consegue fazer com que ela mude seu pensamento, seu preconceito em relação ao seu objetivo, em relação ao seu projeto. O que você não pode permitir é que os outros lhe desvirtuem . Tem que seguir firme, batalhar , acreditar..Porque se fosse fácil todo mundo seguiria o mesmo caminho. Como diz Paulo Vieira , ter sucesso é fácil, o difícil é se preparar para ele!

E uma outra coisa que é quase absurda, mas que muitos tem a mania de pensar é que por ser um negócio on line não precisa investir nada. Gente, negócio é negócio. Seja ele em uma loja física, seja ele na internet. É fato que empreender digitalmente pode sair muito mais barato , mas não quer dizer que não terá que investir. Não existe isso! Precisamos aprender, precisamos construir uma estrutura de qualidade e para conquistarmos estas duas coisas precisamos colocar a mão no bolso sim. Isso não quer dizer que já no início terá que pagar por tudo o que ver pela frente e que vai agregar valor….Mas você pode ir fazendo isso aos poucos. Eu, por exemplo, estou recente neste mercado, mas fiz questão de já investir no meu curso base (que vocês já estão cansados de saber que o Fórmula Negócio On Line…kkkk….), e em um treinamento que me instrui a utilizar da melhor e mais estratégica forma possível o nosso queridoVenda Mais pelo Whatsapp. É algo que está em nossas mãos o tempo todo, é gratuito e normalmente não sabemos nem de um décimo das possibilidades de negócios que ele pode nos proporcionar. Quando fiz esse blog que vos fala, também optei pelo Centive Avante, que é um template profissional, porque me permite elaborar uma estrutura de artigos muito mais organizada, mais criativa, mais bonita. Fora que facilita o manuseio, as alterações e é totalmente voltado para conversões e isso é extremamente importante. Temos templates ótimos no mercado, mas pensando em não gastar tanto , até mesmo porque existem muitas outras coisas importantes para investir também, optei por um que me oferecesse tudo de bom que um template de qualidade pudesse me oferecer, mas que fosse mais barato e aí encontrei esse tesouro. E onde eu quero chegar com essa conversa? Até onde você pode ir? Ah Juliane, no momento só posso investir no curso base….Que bom!!! Já está começando bem……Aí, depois de um tempo, quando estiver terminando o curso base e quando já estiver terminando de pagá-lo já comece a olhar uma outra coisa que possa investir e que vai agregar no seu negócio fazendo-o crescer e evoluir. Eu nunca vi um negócio que deu certo sem a pessoa gastar um real . Se você já viu comente aí para mim porque será novidade! E se de tudo realmente está em um momento mais difícil financeiramente, vá construindo o seu castelo com o que pode. Existem muitos materiais bons na internet e que são gratuitos. Vão te ajudar a começar….Então, mais para frente, quando estiver mais estruturado, invista! Sem pensar duas vezes!

#Dificuldade 4:

Aliar teoria à prática –Essa é uma das mais frequentes também. Quem aí adquire cursos e mais cursos, assiste as aulas, lê , mas inventa cada dia uma desculpa lascada para não começar a colocar as coisas em prática? Rsrsrsrs….Acredito que muitos de vocês que estão lendo este artigo, hein!!! Não pense que é só você quem faz isso não…..Eu muitas vezes me pego fazendo e muita gente que você nem imagina também. Isso não é normal, mas infelizmente é algo comum. Muitas vezes é por medo, por insegurança, por falta de conhecimento ou comodidade mesmo em estar sempre colocando um empecilho para agir. Mas fique calmo porque temos formas simples para conseguir desatar esse nó, ok?

Uma das coisas que ajuda muito, é começar a estudar algo e quando terminar um capítulo, ponha em prática. Colocou? Daí vai para o próximo capítulo e ponha em prática e assim por diante…. Não espere terminar tudo….Sabe por quê? Acaba nos desanimando, a gente esquece muita coisa importante quando só se leu ou só estudou e não fez nada …Aí não tem jeito, perdemos a paciência mesmo e muitas vezes até desistimos. Fora que assim aprendemos e evoluímos muito mais. Eu estou lendo um livro maravilhoso chamado “O Poder da Ação” e nele o autor Paulo Vieira diz uma coisa que acho que tem tudo a ver com isso que acabei de dizer: “Uma grande ideia oriunda de profunda reflexão sem uma ação para colocá-la em prática é o mesmo que frustração”.

Perceba que todo mundo grande que você conhece começou pequeno. E lá no início eles precisaram criar coragem para dar o primeiro passo saindo do plano das ideias e conhecimento, colocando em prática, agindo para dar vida àquilo que aprenderam com o intuito de alcançarem seus propósitos de vida. Sem esse primeiro passo é impossível alcançar o topo. E acredite! No início você poderá achar que foi horrível, que poderia ter sido melhor, mas cada passo por menor e mais simples que seja é que vai definir o profissional que será lá na frente. Não desmereça seus esforços, acredite em você e no seu potencial. Veja que as pessoas ao seu redor também passam pelas mesmas dificuldades , que começam pequenininhas e que vão evoluindo com o passar do tempo. Não sinta vergonha de ser o que é e por acreditar nas suas ideias. Continue se dedicando, aja, ponha em prática e daqui a pouco, quando olhar para trás, poderá ter o orgulho de ver que prosseguiu apesar dos pesares, e que alcançou tudo o que queria com muita coragem e determinação!

Vibre por cada pequena vitória, por cada passo dado, por cada conquista. Essas pequenas coisas vão se unindo e construindo um caminho de vitória e sucesso. Basta olhar ao redor e procurar saber sobre as histórias que admira e verá que estou dizendo a verdade!

#Dificuldade 5:

A fidelização do cliente – Está no top da lista das preocupações e é algo muito importante de ser pensado e tratado também porque de nada adianta trabalhar duro para trazer as pessoas para seu negócio se não conseguir mantê-las. Um negócio de credibilidade e de sucesso preza pela satisfação eterna de seus clientes não só no momento da venda , mas nas etapas posteriores a ela também. Vamos supor que você tenha comprado algo de alguém e no momento da venda tanto você quanto a outra pessoa ficaram muito felizes com o negócio fechado. Mas aí, logo em seguida, usou o produto e teve dúvidas quanto ao funcionamento dele, então pediu atenção e auxílio a quem lhe vendeu, mas essa pessoa não te deu atenção alguma, não ouviu suas queixas, nem suas preocupações , não mostrou empenho em solucionar o problema …Aí eu te pergunto, você comprará dela outra vez?

Ou vamos pensar em um outro cenário, você adquiriu o produto , teve uma experiência maravilhosa com ele, mas a pessoa que te vendeu sumiu….Nunca mais procurou saber de você…Se ficou satisfeita com o produto que ela lhe vendeu, como tem sido sua experiência, se precisa de algo a mais, enfim…..Não estreitou os laços com você. Então qual a probabilidade de você comprar outras coisas com ela? Outros podem aparecer, te dar mais atenção e acredito que as chances são grandes de você optar por algum desses……. E isso é muito simples de se observar no nosso dia-a-dia não acham?

Avaliando melhor tudo isso, podemos dizer também que tudo o que falamos aí em cima contribui para que as pessoas para as quais você direciona seus produtos e serviços sejam fidelizadas por você. Quando esse alguém percebe que você tem se esforçado para oferecer conteúdos de qualidade e com constância, que você trabalha duro para conseguir oferecer coisas criativas e que realmente atendem suas necessidades, quando percebe que você evoluiu com o passar do tempo e não deixou de estar disponível para quando precisou pode ter certeza que ele será fiel a você! E essa confiança, essa credibilidade só serão construídos com o passar do tempo…..Não é da noite para o dia. Então tenhamos paciência, foco, perseverança, amor pelo processo porque as colheitas acontecerão no seu devido tempo, ok? Se sua escolha pelo marketing digital se baseou naquela analogia com o balde d`água…..Você conhece? Por sinal aprendi com uma pessoa muito querida que admiro muito! Vou contar….Você saberá se realmente deseja muito alguma coisa quando esse desejo for equiparado ao de uma pessoa que está com a cabeça dentro de um balde cheio de água e aí começa a ficar sem ar…….O seu impulso e sua atitude de tirar a cabeça desse balde cheio de água para respirar senão você morro deve ser exatamente igual….Compreende a ideia? Quando seus desejos , objetivos e anseios são nessa profundidade tenha a certeza de que você os alcançarão no momento perfeito e na hora adequada.

Bem, espero que tenha gostado desse nosso bate-papo. Dessa nossa longa conversa ! É um grande prazer poder dividir com você tudo isso! Comente aqui para mim se você tem outras dificuldades na sua caminhada, se já passou por essas coisas e como superou…..E aproveito para agradecer a todos que contribuíram para que esse artigo fosse publicado.

Um grande abraço e até mais!

Por Juliane Vallone
segredosdeumavidaprospera.com

Relacionados

4 Comentários

    1. Obrigada pelo feedback Nágila. Fico feliz que tenha gostado e que o artigo tenha sido útil. A intenção é essa. Espero lhe encontrar sempre aqui. Meu objetivo é compartilhar com vocês conteúdos de muita qualidade e que farão uma diferença positiva para aqueles que querem investir no seu negócio on line, especialmente como afiliado. Estou à disposição para o que precisar, ok? Sinta-se à vontade em dar sugestões.
      Um grande abraço e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar