TecnologiaUP

Câmara lança novo portal na internet

Mudanças facilitam ao cidadão acompanhar os trabalhos legislativos, inclusive por dispositivos móveis

A Câmara dos Deputados inaugura, a primeira etapa de mudanças de seu novo portal na internet. Entre as novidades, estão uma nova arquitetura de navegação e um leiaute focados no usuário, com melhorias na usabilidade e acessibilidade.
As mudanças incluem linguagem mais simples, para facilitar a compreensão dos conteúdos, e mecanismo de busca mais ágil e preciso. Há menos informação por página, e ênfase nas ferramentas de interesse da população, principalmente quanto à participação e à transparência. O novo portal também está melhor adaptado para dispositivos móveis.

Modificações

Nesta primeira etapa, houve alterações na estrutura de navegação do portal, que foi simplificada; na home-page, que agora privilegia áreas de interesse do cidadão; nas páginas de transparência e despesas, cujos dados passam a ser exibidos de forma gráfica; e na ferramenta de busca.

O usuário poderá contar com recursos como enquetes opinativas, por meio das quais o cidadão poderá dizer o que gosta e o que discorda em uma proposta, dando subsídios reais ao relator; e ficha de tramitação intuitiva, que permite compreender melhor o processo legislativo e o caminho das propostas.

Foram criadas páginas temáticas, que reúnem notícias, transmissões ao vivo, propostas legislativas, estudos da consultoria, enquetes, comissões correlatas, agenda e legislação referentes ao tema. Outras páginas referem-se a conteúdos educativos, como “Entenda o processo Legislativo” e “História e Arquivo”.
Todas as páginas apresentam conteúdo explicativo, seja por meio de interrogações que exibem conceitos que não são de domínio público ou por meio de pequenos vídeos com animações explicativas.

A reformulação das páginas será feita em etapas até o final de 2019, quando todo o portal estará disponível no novo formato.

As mudanças foram definidas após várias etapas de estudos e diagnósticos, que compreenderam debates internos sobre os problemas do portal atual. O diagnóstico embasou, ainda, a organização de um concurso, que selecionou duas propostas de cidadãos como contribuição para a reformulação do portal.

Assista o tutorial sobre o novo portal.

Fonte

Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar