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Dicas para deixar as ações de marketing mais humanizadas

Segundo dados de pesquisa realizada pela Aberdeen Group, empresas que alinham as ações do departamento de marketing ao de vendas têm um aumento 32% na receita anual enquanto as desalinhadas apresentam uma queda de 7% no faturamento. E para se dar bem nessa empreitada é preciso entender o novo papel do marketing que é de atender às necessidades do cliente, que hoje busca por experiências de compra genuinamente humanas. “Embora tecnologias como inteligência artificial e análise de dados sejam as grandes tendências para este ano, o foco do relacionamento marca-cliente deve estar nas pessoas, não puramente na tecnologia e em ferramentas”, pontua Laíze Damasceno, fundadora do Marketing de Gentileza.

E para ajudar empreendedores nessa jornada, a empreendedora elencou cinco práticas essenciais de marketing para que sua empresa seja um sucesso este ano. “A primeira dica é investir em transmissões ao vivo como lives abertas e webnários, pois elas são mais significativas e pessoais, criando maior conexão com seu público, e consequentemente mais engajamento”, explica. De acordo com dados disponibilizados pelo Facebook, os visualizadores de vídeo gastam três vezes mais tempo assistindo a um vídeo ao vivo do que em um gravado.

A segunda prática é ficar atento às mudanças que as pesquisas por celular e voz vão trazer para as técnicas de SEO – otimização para mecanismos de buscas -. Isso porque quem utiliza esta forma de busca quer resultados rápidos e próximos de sua localização. “As buscas por digitação têm mais termos técnicos e curtos, já as pesquisas por voz são mais extensas, com perguntas, dúvidas e linguagem mais espontânea. Ou seja, cada vez mais evidente o fator humanização”, pontua a especialista.

Em terceiro vem a humanização dos processos de automação, com a big data, via inteligência artificial e pela análise preditiva, ajudando as marcas a aprender mais sobre seu público e clientes, permitindo a hiper-personalização das experiências dos clientes e das mensagens de marketing em grande escala. A quarta dica é acerca da construção de conteúdo e relações virtuais mais gentis já que o meio digital digital se tornou a principal contato entre pessoas e marcas. “Ser humano, empático e gentil se tornou elemento de sobrevivência no marketing como um todo. Para ter sucesso, opte por comunicações simples, com linguagem própria e autêntica, que conecta genuinamente as pessoas, mais do que um visual impecável porém com diálogos superficiais”, aponta Damasceno.

E para fechar com chave de ouro, a quinta dica é sobre o uso do LinkedIn, maior plataforma de networking e a melhor no alcance orgânico. “Ele personifica como as pessoas lidam com sua vida pessoal e profissional: de forma integrada, possibilitando trocas sobre o universo do trabalho, experiências do cotidiano, desejos e anseios, dos fracassos, das conquistas e bastidores”, finaliza.

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