Conquistar alguém é uma tarefa árdua: primeiro obter sua atenção, depois gradativamente sua confiança. Encantar um cliente não é fácil, mas assim como nas relações pessoais, requer tempo e atenção.
Grande parte dos negócios no mundo de hoje se preocupa em montar um produto ou serviço pautado em tecnologia, inovação, replicabilidade, escalabilidade – todos atributos muito importantes e que podem sim gerar diferenciais notáveis para o negócio. Mas, quantos empreendedores param para analisar a parte mais importante de um empreendimento? O cliente!
Uma situação ainda mais delicada é quando uma empresa se gaba por ter uma vasta carteira de clientes mas mal os conhece, ou seja, os trata de forma igualitária, sem levar em consideração suas necessidades e desejos. Um cliente insatisfeito evade e busca por diferenciais que vão além dos atributos mensuráveis da oferta – excelência no atendimento, uma logística diferenciada, etc.
Ter um cliente é diferente de reter um cliente! Você pode estar oferecendo à ele apenas o mínimo necessário para lhe atender uma necessidade e não estar explorando sua própria cadeia de valor, que pode ser muito mais rica do que você mesmo explora. A máxima “conhece a ti mesmo” se aplica perfeitamente aqui. Quando um negócio não reconhece o que tem a oferecer, com todos os seus diferenciais e propósito, não transmite isso à sua clientela e acaba sendo mais um. Conquistar um cliente consiste em estar sempre antenado nas suas necessidades, prever seus desejos, lhe oferecer atendimento diferenciado – e mesmo que isso possa representar um grande custo, é sabido que a captação de novos clientes é muito mais custosa e trabalhosa do que a manutenção de quem já lhe “comprou”.
É essencial que os negócios comecem a valorizar os processos de CRM (gestão de relacionamento com o cliente) que não só perfilam o cliente mas ajuda a praticamente prever suas necessidades. E não podemos nos esquecer de sempre trabalharmos o endomarketing, ou seja, o alinhamento da equipe com a cultura da empresa, permitindo assim que cada colaborador seja um embaixador ferrenho da marca e da missão e valores do negócio. Faz-se necessário não apenas transformar um consumidor em cliente, mas também valorizá-lo para que ele seja um fiel embaixador do seu negócio.
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Adriana Vale, mentora de negócios – mestre em Gestão de Negócios, profissional com 21 anos de mercado, empresária, professora de pós graduação, mentora e avaliadora de várias bancas consagradas no mercado; trabalha com projetos de viabilidade e posicionamento de negócios e criou um programa de gestão de negócios eficiente. |