Saúde

Como reforçar os cuidados com a coluna? Como anda a sua postura?

 postura adequada é normalmente considerada fator importante à saúde do sistema músculo-esquelético, pois acredita-se que ela possa evitar problemas álgicos e processos degenerativos.  As alterações posturais são causadas pelo desequilíbrio nas cadeias musculares, os músculos têm um trabalho solidário um em relação ao outro. O excesso de tensão e encurtamento modifica o posicionamento do corpo. 

É importante ressaltar que todos os sistemas do orgânicos têm capacidade de influenciar a postura. Desta forma, podemos pensar que a “boa postura” não será resultado somente do bom posicionamento do sistema músculo-esquelético. Mas do estado de equilíbrio geral do organismo.

Quando temos um corpo que não funciona de maneira adequada somado a “costumes posturais ruins” os problemas começam a aparecer, seja nas alterações posturais clássicas ou no aparecimento de dores.

Dicas importantes:

1. Evite ficar muitas horas na mesma posição, o corpo foi feito para o movimento e a falta dele pode fazer com que se “acostume” aquele gesto repetitivo. 

2. Sente-se sobre o ossinho do bumbum com os pés bem apoiados no chão evitando que o tronco fique inclinado para frente, essa posição auxilia na organização do complexo lombo-pélvico. 

3. Nas atividades domésticas é importante que se evite manter o corpo inclinado para frente. E se for necessário ficar realizando-a por tempo prolongado alterne o apoio dos pés sempre que houver incômodo.

4. Ao dormir é importante que o colchão seja semi-rígido para distribuir bem o peso corporal.

5. Organize o ambiente de trabalho de maneira que não realize torções do tronco repetidamente. 

6. Quando for se abaixar para pegar algum objeto flexione o quadril e joelhos.

Outras dicas que são muito importantes para manter o corpo funcional são: ande descalço, pratique atividades físicas regularmente, se alimente adequadamente e dê ao seu corpo descanso merecido. Assim estará estimulando seu o equilíbrio geral e com certeza isso se manifestará na postura. Porém, se as orientações não forem suficientes consulte um profissional capacitado a trata-lo. 

Dra. Isis Rodrigues Badini – Fisioterapeuta CREFITO 2 / 40672-F

Fonte

Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar