Negócios

Imóveis: Fiança Social é lançada para facilitar aluguel

Alocat desburocratiza processo com sistema associativo que substitui fiador tradicional e seguro-fiança; imobiliárias aumentam contratos de locação

Um dos maiores desafios – se não o maior – no aluguel de imóveis é a inadimplência. O seguro-fiança e o fiador tradicional foram soluções encontradas para evitar esse problema, mas que dificultaram o processo para quem precisa alugar um imóvel e não tem dinheiro extra ou bons contatos. Percebendo esse entrave, a Alocat lança a Fiança Social, que desburocratiza a contratação do aluguel e aumenta o volume de negociações das imobiliárias – e com segurança.

A organização mantém associados, em sua maioria locatários, que contribuem mensalmente com um valor extra no aluguel, direcionado a cobrir possíveis inadimplências. A contribuição varia entre 5,91% e 7,5% adicionais para o residencial e entre 7,25% e 8,58% para o comercial, podendo mudar conforme o plano escolhido.

“Hoje, a locação com fiador representa cerca de 80% dos casos. Mas se o locatário não mantiver o pagamento em dia, além das dívidas, geram-se conflitos e constrangimentos entre familiares e amigos. A Alocat elimina essa dependência e, também, o alto custo e burocracia do seguro-fiança”, afirma o gerente Walter Igino.

Os benefícios

São três planos disponíveis: o Bronze, que cobre apenas o aluguel; o Prata, que também inclui os encargos legais (IPTU e condomínio); e o Ouro, que abrange a cobertura dos dois outros, também garante a quitação de multas pelo atraso e rescisão do contrato e, ainda, oferece a assistência residencial – uma série de prestadores de serviço para casa, como eletricista, chaveiro, encanador, entre outros.

A análise do perfil é gratuita, feita digitalmente e concluída em até 48h. “Oferecemos tudo o que as demais modalidades de garantia têm, por um valor mais vantajoso e com pagamento facilitado”, declara Walter.

Os associados da Alocat também desfrutam de um clube de benefícios, que inclui uma rede de descontos com mais de 400 marcas em farmácias, e-commerces, livrarias, clínicas de estética, cinemas, lojas de departamento, entre outros, sem nenhum custo adicional para quem aderiu à Fiança Social. Além disso, podem contratar por preços mais acessíveis assistência PET e assistência residencial (exceto no plano Ouro, que já inclui este último).

Já as imobiliárias conseguem oferecer aos clientes um produto desburocratizado e a baixo custo – sem juros e correção monetária durante o período de locação –, aumentando o fechamento de contratos. “Ter uma conta de celular não quitada, por exemplo, pode impedir alguém de alugar um imóvel. Isso não é justo, já que não implica necessariamente a impossibilidade de manter o aluguel”, segundo o gerente. Entre outras vantagens, a modalidade independe de limite de cartão de crédito ou de terceiros com renda ou imóvel disponíveis, o que também expande o nicho de clientes.

A Fiança Social representa um caminho para o mercado imobiliário se atualizar. A própria Alocat foi fundada por um grupo de proprietários e locatários e que perceberam no dia a dia a dificuldade em alugar os imóveis pelas limitações das garantias disponíveis. Idealizada na capital mineira, a meta da Associação é ter 1 mil imobiliárias conveniadas em Minas Gerais até o final de 2019 e iniciar a expansão pelo Brasil.

Sobre a Alocat
Plataforma sem fins lucrativos de benefícios imobiliários que lançou em 2018 a Fiança Social, modelo baseado em sistema associativo. Em sua maioria locatários, os associados contribuem mensalmente com um valor que é destinado a cobrir a inadimplência uns dos outros. As imobiliárias podem oferecer planos da Fiança Social diferenciados e menos burocratizados. Fundada em Belo Horizonte por vários proprietários e locatários que passaram por dificuldades na locação de imóveis, especialmente os custos de não conseguir alugar e a perda de oportunidades por falta de garantia. www.alocat.com.br.

Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar