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A transformação digital não é só tecnologia

Qual é o papel que o medo desempenha na aceitação e adaptação
às ideias por trás da transformação digital?

Por *Sabine Riedel

A transformação digital tem menos a ver com TI do que com pessoas? Questionado de forma diferente: a tecnologia é suficiente para realizar uma transformação digital bem-sucedida? Essa questão foi melhor respondida por empresas que recentemente introduziram novos sistemas para atender às demandas de um mercado digital: só a tecnologia não é suficiente.

A transformação digital é um processo de mudança, e os processos de mudança só são bem-sucedidos quando todos estão a bordo e isso significa funcionários e gerentes. No entanto, em papéis diferentes.

A gerência deve estar por trás do processo de transformação. . . totalmente!
O lançamento e o avanço de novas iniciativas, resistindo a contratempos dentro de uma empresa, exigem o total comprometimento e a vontade da equipe de gestão. Isso ocorre porque afeta a visão, a estratégia, a cultura e, é claro, a maneira como todos trabalham. A cultura certa é um dos elementos centrais de um processo de mudança bem-sucedido, como o buscado pela transformação digital.

“Não importa quão boa seja a estratégia, se a cultura corporativa não for projetada para isso, ela não será implementada”.

A cultura ‘come’ a estratégia de café da manhã
Esta frase de Peter Drucker coloca em poucas palavras: não importa quão boa seja a estratégia, se a cultura corporativa não for projetada para isso, ela não será implementada. Os desafios da transformação digital exigem características culturais especiais. Assim, a estrutura, os processos e a agilidade devem ser combinados para poder não apenas lidar com os ajustes rápidos que o mercado exige, mas também para construir uma base sólida e, ao mesmo tempo, disposta a mudar.


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Medo de mudança é o maior adversário da transformação digital
A maioria das pessoas tem medo de mudanças porque traz o inesperado – coisas novas que eles não podem avaliar e temem que não estejam à altura de lidar com elas. Para os funcionários, a transformação digital não é simplesmente “uma mudança”, mas um processo contínuo e constante de mudança e adaptação. Isso significa ter que se adaptar a novos processos de trabalho, tornar-se mais rápido e flexível no pensamento e, acima de tudo, tomar decisões sem ter sempre as informações necessárias. Isso cria um momento significativo de risco e a possibilidade de inúmeros erros. Em nosso mundo de trabalho orientado a resultados e desempenho, isso é algo que preferimos evitar. Se nos ativermos a essa atitude, no entanto, nem uma estratégia bem preparada nem um processo de mudança podem ser usados, por isso é importante ajudar os funcionários a superar suas preocupações.

“Conscientização de que esse processo de mudança é um desenvolvimento positivo e não arbitrário”.

Medidas que aumentam a aceitação da mudança
Como o Google demonstrou em um estudo de vários anos, a “segurança psicológica” é um fator que torna mais fácil para os envolvidos aceitarem e se adaptarem à ideia de mudança. Para garantir que isso exista, as empresas precisam:

Quando se trata de transformação digital, as principais coisas são agir rapidamente, reconhecer e eliminar os elementos que não funcionam em um estágio inicial e buscar o pensamento voltado para o futuro. Ao focar nas pessoas e na cultura, em vez de software e computadores, você poderá alcançar essas metas em sua própria organização.


*Sabine Riedel é Membro do Conselho da OTRS AG,  Especialista em Transformação Digital e Líder da expansão internacional da marca OTRS Service Management Suite.