ColunistasFabio PortaluppiSlider

PREVINIR SEMPRE É MELHOR QUE REMEDIAR – ADVOCACIA PREVENTIVA – O MELHOR CAMINHO RUMO AO SUCESSO

Realidade comum de se ver no meio empresarial, infelizmente, é a de muitos empresários e empreendedores que apenas recorrem a um advogado quando um determinado problema já está instalado. A falta de apoio jurídico dificulta muito a vida de empreendedores que, geralmente, não contam com os elementos “surpresa” de questões jurídicas que podem se tornar insolúveis, dependendo das decisões tomadas no dia a dia de seus negócios. Isso é muito comum de acontecer, mas também preocupante, pois a advocacia preventiva é a modalidade do direito que facilita a tomada de decisões assertivas pelos empresários, evitando altos custos por não ter tomado as medidas preventivas antecipadamente.

 

É muito importante o empresário ou empreendedor ter um consultor jurídico à sua disposição, apontando os caminhos legais e antecipando problemas, mediante custo mensal bem mais razoável que o emergencial, convenhamos, economizando tempo, estresse e dinheiro. Assim, mesmo surgindo problemas, já terá o respaldo necessário para sua defesa, não tendo que procurar no mercado um defensor para apagar um fogo que poderá ser altamente custoso, em todos os sentidos.

 

Para sobreviverem em um mercado tão competitivo como o atual e com novas leis surgindo a todo o momento, as empresas precisam adotar constantes reexames de procedimentos com novas formas de atuar, obtendo garantias reais quanto aos seus direitos e suas obrigações, necessitando como nunca ter um suporte jurídico adequado às suas demandas. Assim, a advocacia preventiva vem de encontro aos anseios destes profissionais, auxiliando nas decisões certas a serem tomadas, tornando-se o grande diferencial do empresário ou empreendedor de sucesso.

 

Muitas vezes, buscando economizar, o empresário busca opiniões diversas ou se apoia em textos na internet, não imaginando que uma pequena palavra mal colocada num determinado contexto pode transformar completamente o problema, em um problemão. Um exemplo disso é o que aconteceu recentemente com uma empresa de administração de condomínios, colocando no contrato firmado com seus clientes, que participava da administração condominial.

 

À medida que surgiam problemas de ordem cível ou trabalhista, esta empresa era colocada nos processos como responsável subsidiária, muitas vezes tendo que assumir prejuízos. Modicando-se termos de caracterização utilizada em seu contrato de prestação de serviços, de “administração condominial” em “assessoria condominial”, alterou-se o contexto jurídico e a empresa passou a livrar-se de problemas, pela mudança apenas de uma simples palavra que fazia toda a diferença!

 

A advocacia preventiva é o mesmo que ter um seguro médico, e pode ser estendido a você e sua família também.

 

Quem já não passou por diversas situações, como a aquisição de um produto com defeito, ou não entendeu uma cláusula contratual, precisou rescindir ou negociar um contrato, negociar aluguel de algum ponto comercial, problemas familiares, prestação de contas, teve que notificar alguém extrajudicialmente ou foi acionado pela justiça, assinou um documento sem ler ou não conseguiu resolver uma situação amigavelmente, foi visitado por um fiscal e não soube como agir e outras centenas de milhares de casos do cotidiano.

 

A advocacia preventiva serve para evitar e antecipar problemas de toda a ordem, por isso ela é muito importante. Um bom corpo jurídico forte de profissionais com um maior número de áreas de domínio e experiência comprovada é o melhor caminho para a tranquilidade e sucesso do seu negócio. Apesar do termo clichê, porém que não cai de moda, meu conselho de hoje para você é: Previna-se sempre, pois prevenir é o melhor remédio!

 

Quer conversar com o Dr. Fábio?

E-mail: [email protected]

Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar