ColunistasSliderValdistela Caú

Aprendendo sobre licitações de A à Z

Oi! Tudo bem?

Trabalho há mais de 15 com Políticas Públicas. Os meus primeiros 08 anos foram em uma Prefeitura, onde além de aprender muito, descobri um universo de possibilidades. Logo no inicio, quando fiz o 1º curso de licitações pela ENAP – Escola de Governo – setor que me chamou atenção, comecei a ver e entender como são realizadas as aquisições públicas! Amei!

Mas foi apenas isso, já que não havia muito espaço para novatos. Mais tarde, em 2011, com uma empresa constituída desde 2010, me credenciei ao SEBRAE Pernambuco e tive a oportunidade não só de aprimorar meus conhecimentos, como, por ironia do destino, a oportunidade de ministrar palestras e cursos não apenas para os compradores, mas também fornecedores. Sim, os dois lados! Demais, não é mesmo?

E foi nesse caminho que pude perceber que, mesmo com toda evolução, esse tema ainda é um tabu!

Entendo que esse assunto ainda é uma caixa preta de avião, não apenas para as Prefeituras que a minha consultoria atende, mas principalmente para o empresário e o empreendedor que conhece o potencial que tem para ampliar mercado.

Na minha experiência em sala de aula como professora, principalmente com empreendedores, vejo que o grande desafio é o entendimento da legislação. A vida corrida do empreendedor, que faz todos os papeis em sua empresa, o impede muitas vezes de parar um pouco para entender como de fato funciona esse mercado.

Envolvi-me nessa área em 2006, quando foi sancionada a Lei 123/06, que tinha por finalidade dar o tratamento favorecido e diferenciado às Micros Empresas e Empresas de Pequeno Porte, como também ao Empreendedor Individual.

Confesso a vocês que não foi nada fácil! Mesmo já tendo feito um curso de licitações, ter uma nova legislação estava causando o maior rebuliço no Brasil. Imaginem para o empreendedor!

O desafio era ler, entender e interpretar corretamente seus artigos para transmitir essa informação tanto para o meio público quanto privado.  Em um lado, os responsáveis pelos processos de licitações nas prefeituras não aceitavam, pois diziam que a referida lei era inconstitucional. De outro, havia a dificuldade de demonstrar para o empreendedor e pequeno empresário que um novo horizonte se desenhava a sua frente.

Mas essas etapas foram vencidas, e embora a lei tenha passado por várias atualizações que a fizeram seguir a evolução e o dinamismo do mercado, vejo que muitos ainda desconhecem seus benefícios.

É sobre esse tema que vou conversar com vocês quinzenalmente.

Pra você que deseja e tem curiosidades de conhecer mais sobre licitações de A à Z, lembre-se, será a cada 15 dias! Espero você!

Vem comigo!

ValdistelaValdistela Caú,  é Turismóloga, MBA em gestão de Projetos e Mestrado em Ciências Administrativa. Atua há 15 anos em gestão pública. Através da CAHÚ – Consultoria atendo SEBRAE como consultora e instrutora e conteudista e Palestrante na área de Compras Governamentais – SENAC Palestrante Motivacional.
Coaching e Analista de Perfil de Liderança pela SBC.

Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar