Saúde

Nem toda a gordura é vilã: Conheça os benefícios da gordura do leite

Todos os nutrientes dos lácteos, interagem entre si, desde a digestão, absorção e metabolização dos nutrientes, atribuindo aos lácteos, propriedades benéficas para a saúde

Estudo recente publicado pela revista *Circulation, aponta que as pessoas que consomem os níveis mais altos de gorduras provenientes de laticínios tiveram, aproximadamente, um risco 46% menor de desenvolver diabetes.

Ana Paula Del’Arco, nutricionista e consultora da Viva Lácteos (Associação Brasileira de Laticínios) destaca que o perfil da gordura láctea é bastante diversificado, no qual se destacam o ácido linoleico conjugado (CLA) que está associado com a redução do colesterol total, LDL -colesterol e triglicérides. Além dos benefícios de cada ácido graxo, diversos estudos apontam para a ausência de evidências consistentes entre o consumo de lácteos (com qualquer teor de gordura) e o risco cardiovascular, havendo inclusive estudos que demonstram o efeito protetor também para a saúde cardiovascular.

Os principais nutrientes intrínsecos presentes nos lácteos são as proteínas de alto valor biológico, o cálcio com elevada biodisponibilidade, a gordura láctea e a lactose.

“Os lácteos apresentam uma matriz alimentar complexa, onde a relação entre seus nutrientes e componentes concedem melhorias à saúde de toda a população. Se os lácteos forem eliminados da dieta, o balanço nutricional será dificilmente alcançado”, pontua a nutricionista.

A lactose é outro nutriente que merece destaque, pois auxilia o organismo na absorção do cálcio presente nos lácteos. Essa função é especialmente importante para as crianças, que necessitam do mineral para o desenvolvimento e fortalecimento da estrutura óssea.


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O leite integral, comumente questionado, apresenta em torno de 3% de gordura. Cifra que não é muito expressiva quando considerada as calorias que entrega na dieta como um todo. Além da sensação de saciedade que proporciona, a gordura do leite é benéfica para a saúde.

“O leite é um alimento único, com uma matriz nutricional complexa, sendo a relação entre seus nutrientes e componentes capaz de entregar inúmeros benefícios ao organismo, desde contribuir com uma dieta equilibrada e saudável, até contribuir na prevenção de doenças cardiovasculares, obesidade, osteoporose, diabetes, entre outras”, finaliza Ana Paula.

*Estudo publicado pela revista Circulation em 2016.

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