ColunistasLuis PortoSlider

Do analógico ao digital

HSM Leadership Summit 2018 - Parte 1

[Luís Porto] Do analógico ao digital

Estive na HSM Leadership Summit 2018 e quero compartilhar um pouco do que observei sobre a realidade da velocidade com que as evoluções estão acontecendo.

Já assisti a diversos filmes com as famosas “feiras do futuro”, onde havia vários projetos e idéias absolutamente fabulosos, porém inalcançáveis. Ainda, era comum ouvir pessoas fascinadas falando: imagine quando esse tempo chegar.

Bom, esse tempo não apenas chegou como todos os dias se tornam mais parte do passado, pois as inovações são em tempo real e cada vez mais rápidas.

Dentro desse contexto assisti a palestra do Jake Knapp, autor do Best-Seller “Sprint”. Nele, Jake conta como desenvolver e testar idéias em apenas 5 dias. Isso, 5 dias!

Essa técnica não veio de apenas um “insight”. Ela vem de uma história que passa por anos de aperfeiçoamento na Microsoft com a extinta “Enciclopédia Encarta”. Jake sempre se questionou:

e se fossemos mais rápidos? E se entendêssemos o momento e a tecnologia? E se corrêssemos mais riscos?

Parece obvio, mas ele percebeu que se demorava demais para desenvolver um projeto que, quando estava pronto, já estava morto. Ele contou: achávamos que a Encarta era algo sensacional e insuperável, mas desprezamos a Wikipedia. O curioso é que se você quiser saber hoje em dia sobre a Encarta, vai encontrar sua historia na Wikipedia.

Dentro da evolução e aprendizado, após sair da Microsoft, ele foi trabalhar no Google, pois acreditava que teria todas as ferramentas tão desejadas de inovação e os métodos que iriam trazer o resultado sonhado. Porém, se deparou com os mesmos problemas. Muito tempo perdido nos projetos. Enfim, mais do mesmo.

Afinal, o que era preciso para ser eficaz? Qual é o tempo realmente necessário para se criar um produto minimante viável para o mercado?

Acredito que essa sempre foi uma das maiores dúvidas de todos empreendedores, pois o risco sempre existe. A certeza da funcionalidade e aceitação do produto/serviço pelo mercado tem uma linha tênue entre o sucesso e a morte.

Do analógico ao digital
© Galeria HSM

Trabalhando muito e buscando soluções, Jake desenvolveu o “Sprint”. Uma formatação de trabalho onde se reúne uma equipe de diferentes áreas, escolhe-se um tomador de decisão e, através de uma imersão de uma semana, constrói-se um produto minimante viável para se validar no mercado. Lembra que falamos sobre os 5 dias?

Um dos pontos mais interessantes é que todos os envolvidos buscam, focadamente e através de uma estratégia específica (descrita no livro “Sprint”), uma solução para o problema proposto.

“Limpe o calendário, tire todo o stress, tenha em mãos todo equipamento necessário e vamos ter uma semana perfeita”.

Enfim, como um dos bens mais preciosos que temos é o tempo, talvez o “Sprint” seja uma das respostas mais assertivas para o dia a dia de um empreendedor. Acredito que devemos sempre lembrar que o estudo e as validações, com agilidade, são elementos essenciais para se obter um resultado sustentável acompanhando a velocidade das evoluções.

Saiba mais sobre a HSM clicando aqui.

Luis PortoLuís Porto – publicitário, advogado, empreendedor e Co Fundador da Cobizz, atuando há mais de 20 anos no mercado. Formado em Publicidade e Criação e em Direito, tem em sua multidisciplinaridade o objetivo de fomentar a conexão entre empreendedores a fim de gerar relações produtivas e relevantes. Atua como mentor na área jurídica empresarial e na gestão responsável e criativa das empresas.

 

 

Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar