ColunistasHamanda BarbosaSlider

As 3 palavras que fazem a diferença

As 3 palavras que fazem a diferença

Seja por sonho ou necessidade empreender é um grande desafio, pode-se listar várias dificuldades que surgem antes e durante o processo empreendedor  e que vão desde questões burocráticas até a gestão de processos diários do negócio, diante disso, muitos sentimentos podem vir a tona atrapalhando a visão geral do empreendedor e fazendo com que o mesmo desista de sua ideia. Existem 3 palavras que podem levar o empreendedor mais longe e  são importantes para que o mesmo não se perca no meio do caminho são elas: coragem, foco e motivação e é sobre essas 3 palavras que iremos falar hoje.

Começando por uma palavra que dá início a todas as outras ações que serão tomadas neste longo caminho que é a coragem, pois, sem ela as ideias não saem do campo abstrato, nem do papel e muito menos se tornam ações, sem coragem, muita das coisas que conhecemos hoje em dia talvez não existissem, muito dificilmente  os empreendedores de sucesso que conhecemos hoje em dia como por exemplo Bill Gates, Steve Jobs ou Mark Zuckerberg pudessem ir além do que já foi pensado um dia e ir contra todas as expectativas de fracasso que os rodearam durante seus primeiros anos. É preciso tomar o primeiro passo e  assumir riscos, a coragem, é muito mais que uma palavras ela pode mudar o mundo.

Após uma dose de coragem é necessário seguir em frente, existe uma famosa frase de Lewis Carrol que diz “ Se você não sabe aonde vai qualquer caminho serve” uma frase que para muitos pode parecer um clichê, mas,que traz um fatores importantes para o empreendedor: é necessário saber onde se pretende chegar nos próximos anos, como se pretende chegar é preciso ter foco. O foco, serve como uma bússola para levar-nos  a “linha de chegada” e ao mesmo tempo que mantê-lo é importante também é difícil,pois, com o avalanche de informações que recebemos todos os dias e com as frequentes mudanças de cenários macro e microeconômico torna-se um desafio se adaptar sem perder a essencial e os objetivos genuínos de sua organização que no final das contas mantê-los é essencial para que não se perca a vontade e o sentido da sua organização existir,por isso, não se deve perder o foco no foco, pois, essa palavra tão pequena pode ser um dos fatores de sucesso de qualquer negócio.

Por último, mas não menos importante, está a motivação, ao meu ver, a motivação é a dose de coragem que devemos tomar todos os dias para encarar os desafios que a vida e os negócios nos propõe,deve ser uma dose tomada diariamente e com uma certa cautela, pois, deve ser tomada na dose certa para que não haja excessos e que ela possa cumprir sua função principal que a de nos lembrar o porquê estamos no mundo, no caso dos empreendedores, qual a importância do meu negócio para o meu cliente, o diferencial da minha marca e que mesmo que o cliente não perceba o valor da solução que eu o estou oferecendo ainda assim ela traz um impacto na sociedade a qual estou inserido.

Há muitas outras palavras importantes no dia-a-dia de um empreendedor, porém, ter a coragem para todos os dias acordar e fazer do seu negócio , manter o foco nos objetivos principais e na satisfação de seus clientes e na razão de ser da sua empresa é muito importante para o sucesso da mesma e a motivação para que mesmo com todos os desafios não se perca a vontade de transformar a realidade a seu redor e fazer acontecer todos os dias.

hamanda barbosa

Hamanda Barbosa é formada em Línguas Estrangeiras Aplicadas as Negociações internacionais e Marketing. Participou de entidades que promovem a liderança e o empreendedorismo. Escritora de blogs e Social Media. Atualmente está desenvolvendo sua Startup.

 

Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar