Negócios

Dicas para implantar políticas de cargos e salários

Entenda os principais pontos relacionados às políticas de cargos e salários

Uma boa política de cargos e salários é cada vez mais imprescindível para as empresas, fato que é comprovado por diversas pesquisas. Assim, é importante que uma empresa desenvolva uma política salarial galgada no equilíbrio interno e externo, isto é, controlar seus custos e manter-se competitivo perante os concorrentes na retenção de talentos.

O colaborador deve se sentir valorizado, assim, se deve apresentar de forma transparente o caminho que deve seguir para assumir novos postos na empresa. A união desses dois fatores proporciona maior motivação e faz com que o colaborador tenha objetivos mais claros, sendo imprescindível para uma adequada retenção de profissionais.

Para tanto, uma boa política de cargos e salários se mostra imprescindível, e preparei alguns pontos relacionados ao tema para um melhor entendimento:

O que é?

A politica de cargos e salários é uma ferramenta estratégica que visa equilibrar os salários de forma interna e externa, isto é, pagar o salário de acordo com as responsabilidades e exigências do cargo, comparando o mesmo com a realidade de seu mercado, a fim de reter e atrair talentos. Torna-se imprescindível para que a empresa possa desenvolver uma gestão transparente, por meio de mérito pelos resultados obtidos e evolução técnicas, com critérios lógicos e bem definidos. Proporcionando um aproveitamento justo de seus colaboradores.

Como implantar?

Buscar apoio da alta administração e de seus gestores “stakeholders” apresentando aos mesmos todo projeto e suas vantagens. Além de identificar interna ou externamente metodologias de avaliação de cargos e construção de tabelas equilibradas, além de realizar um detalhamento na descrição clara e objetiva.

Definição dos salários

Os salários devem ser comparados com o mercado, a fim de desenvolver estatisticamente os comparativos e equilibrá-los com a oferta externa e a realidade econômica da empresa. Aplicando-os de acordo com sua estrutura, política do salário justo de acordo com seu grau de importância.

Avaliação dos cargos

As avaliações devem ser realizadas de acordo com seu peso de importância no core business da empresa, sendo que as atribuições devem ser detalhadas no documento chamado descrição de cargos com a participação do Gestor, RH e ocupante do cargo, através de questionários e entrevistas complementares;

Reconhecimento dos colaboradores

Para o reconhecimento dos colaboradores é necessário o desenvolvimento de uma política transparente e definindo as regras para essa evolução, onde todos os ocupantes tenham consciência de suas responsabilidades e onde devem se atualizar para o crescimento. A motivação será consequência dos critérios cumpridos.

Celso Eduardo Bazzola, consultor em recursos humanos e diretor executivo da BAZZ Estratégia e Operação de RH.


ninguem te contou?

Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar