Carol StangeColunistasSlider

Já ouviu falar de conta bancária essencial?

Carol Stange por aqui com mais um conteúdo para te ajudar com as suas finanças e você sabia que desde 2010, o Banco Central obriga os bancos a oferecerem uma conta de serviços essenciais gratuitamente a todos os clientes, de qualquer faixa de renda? Pois é. Nem todo gerente de banco avisa que essa conta existe.

E indo além: não só essa informação não costuma ser divulgada como ainda alguns bancos dificultam o acesso aos serviços essenciais, complicando a abertura desse tipo de conta e forçando a contratação de uma conta corrente padrão.

É relevante sim.

A média que o brasileiro paga por mês, apenas para ter uma conta corrente, é de 35,00 – o que dá 420,00 no ano. Se incluirmos os gastos com a anuidade do cartão, essa despesa vai para mais de 900,00 por ano. Para a maior parte dos brasileiros que ainda sofre para controlar seu orçamento e poupar, esse é sim um valor relevante.

Outra lei que ninguém costuma divulgar é que todo e qualquer reajuste dos valores da cesta de serviços bancários precisa ser avisado previamente ao consumidor.

Ah, e sabe aquela conta corrente que está parada há mais de 90 dias? Por lei o banco precisa entrar em contato com você para saber se você tem interesse em continuar com o serviço, e não pode lançar tarifas por vários meses consecutivos sem avisar o correntista.

Cá entre nós…

…esse negócio de você pagar para um banco para ele guardar seu dinheiro para você é coisa ultrapassada. As fintechs que o digam, com as suas contas correntes e cartões de crédito gratuitos. Definitivamente, o consumidor não precisa mais passar por isso.


CAROL STANGE

Carol Stange é Educadora Financeira, especializada em Finanças Pessoais e Desenvolvimento de Pequenos Negócios. Acompanhe mais em https://carolstange.com.br/

Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar