Carol StangeColunistasSlider

5 situações que acabam com qualquer saúde financeira:

5 situações que acabam com qualquer saúde financeira:

 

Olá, Carol Stange por aqui com mais um conteúdo sobre finanças pessoais e investimentos e hoje eu quero de mostrar cinco grandes sinais que provam que você precisa de ajuda com as suas finanças. Não estranhe se, ao final dessa leitura, você constatar que vários sinais estão interligados entre si:

 

  1. Sinal número 1: Você gasta todo seu salário. Não há sobras, seja para manter seu custo de vida, seja por falta de planejamento de gastos.

Importantíssimo mapear as despesas, independentemente de qual seja o seu caso  Se você chegar à conclusão, após o levantamento das despesas, que não há caminhos que não sejam aumentar os ganhos, eu te dou 3 opções:

– opção 1: aumentar a receita sendo promovido no trabalho atual. Um bom curso técnico pode agregar valor imediato para as suas atividades e fazer brilhar os olhos dos seus superiores.

– opção 2: pesquisar no mercado quanto vale um profissional com as suas competências e habilidades. Se seu salário estiver abaixo do praticado no mercado, uma recolocação pode ser considerada, lembrando que é muito melhor trocar de emprego estando empregado do que ao contrário.

– opção 3: aumentar a receita com projetos de renda extra. E renda extra vai muito além de comprar cosméticos para revenda ou sair para passear com cachorro o do vizinho. Aqui falo de projetos bem estruturados de micro empreendedorismo.



  1. Sinal número 2: você não está guardando dinheiro para a aposentadoria. Se é o seu caso,  está na hora de priorizar o seu futuro. Uma das coisas mais tristes da vida é precisar depender da ajuda financeira dos filhos ou parentes na velhice. Idealmente, pelo menos 10% da sua renda deve ser destinado para investimentos pensando em não ter seu padrão financeiro comprometido quando você parar de trabalhar. Lembrando que investimentos para o longo prazo devem ser feitos após a sua reserva de emergência montada, ok?

 

  1. Sinal número 3:  você está sempre acumulando dívidas no cartão de crédito e entrando todo mês no cheque especial, nem que seja por uns dias, até cair o pagamento? Pois sinal de alerta máximo para você. Essas são as piores dívidas que uma pessoa pode ter. Os juros do cartão de crédito e do cheque especial são os mais altos do mundo! Cinco mil reais podem se transformar facilmente no valor de um carro em um ano. É uma bola de neve difícil, muito difícil de controlar depois que começa a se formar.

 

  1. Sinal numero 4: você ignora deliberadamente o extrato bancário. Esse é um sinal clássico de desorganização financeira. Eu brinco que não saber como está sua conta corrente é como ter que atravessar um quarto escuro sem esbarrar em nada. Uma boa solução é separar um dia da semana para verificar os gastos passados e planejar os gastos futuros. Fazer de conta que sua conta corrente não existe só vai acrescentando gotas d’agua naquele balde quase transbordando.

 

  1. Sinal número 5:  você não tem um orçamento, seja porque diga que já sabe todos os gastos, portanto é desnecessário anotá-los, seja porque afirme que sua vida é só pagar dívidas, portanto, não vale a pena perder tempo com isso. Pois saber para onde vai o seu dinheiro é o modo mais fácil e eficiente de começar a controlar suas finanças. Todos, veja bem, TODOS se surpreendem com alguns gastos que acreditavam ser menores do que efetivamente são.  Ter um orçamento é o primeiro passo para o desenho do seu mapa da vida financeira. Fazendo uma analogia com um mapa de viagens, é essa ferramenta que mostrará onde você está, para onde você quer ir, quais os caminhos a percorrer, atalhos, armadilhas, pontos de descanso e reabastecimento. Viajar quando tudo isso está mapeado, fica muito mais confortável e rápido, não é? Pois acontece a mesma coisa quando você mapeia todos esses pontos na sua vida financeira.

A verdade é que cuidar das finanças, apesar de simples, dá um certo trabalho, principalmente no começo. Toda saída da rotina e incorporação de novos hábitos incomodam um pouco, mas é por uma boa causa: a sua liberdade  financeira. Você merece ter uma vida financeiramente saudável.

Um beijo e nos vemos no próximo conteúdo sobre Finanças Pessoais e Investimentos!


CAROL STANGE

Carol Stange é Educadora Financeira, especializada em Finanças Pessoais e Desenvolvimento de Pequenos Negócios. Acompanhe mais em https://carolstange.com.br/

Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar