NegóciosSlider

Gestão estratégica é essencial diante de cenário instável

Por Tatiana Schuchovsky Reichmann*

Estamos vivendo tempos inimagináveis. Nem mesmo os experts em mercado, que já sinalizavam o século XXI como a era das incertezas, foram capazes de prever um cenário que impactasse o mundo não só na saúde, mas também no aspecto socioeconômico. Mas momentos de adversidade também são oportunidades únicas de aprendizado, de reinvenção e inovação. E nessa realidade, o planejamento faz mais sentido do que nunca, principalmente na gestão.

 

Estar atento ao cenário de outras regiões e ter em mente processos claros de acompanhamento de desempenho foram recursos fundamentais para que pudéssemos conduzir, da forma mais segura possível, tempos tão desafiadores. Olhar para o mercado de outras cidades e entender como estavam reagindo diante da instabilidade nos permitiu uma antecipação aos fatos e estabelecer um plano de contingência enquanto não chegávamos no “olho do furacão”. Foi o que acontece na Ademilar. Como nossa sede fica em Curitiba, tivemos a oportunidade de nos organizarmos antes do ponto alto na pandemia chegar na cidade.

 

Um dos métodos de acompanhamento adotados no período foi o que chamamos de processo de check-in/check-out. A cada início de semana, eu e toda a diretoria realizávamos reuniões online com a equipe, com o objetivo de motivá-los e mostrar que estávamos juntos, dividindo os mesmos anseios. Isso também acontecia quando a semana se encerrava, porém este era o momento de comemorar resultados, corrigir trajetos e definir os passos dos próximos dias. Dessa forma, quando existiu a necessidade de manter 100% dos funcionários em home office, todos já estávamos alinhados ou, na linguagem do marketing, “na mesma página”.

 

Outro ponto importante foi não cancelar nenhuma programação da empresa. Reuniões e treinamentos que estavam agendados foram realizados exatamente nas mesmas datas e horários previstos, porém de forma virtual, a forma que encontramos de passar tranquilidade para toda equipe e mostrar que nosso trabalho continuava o mesmo, só era necessária uma adaptação temporária.

 

Tão desafiador quanto o período de distanciamento foi o momento da volta ao escritório. Foi imprescindível transmitir o máximo de segurança aos colaboradores. Mantivemos em casa aqueles que fazem parte do grupo de risco ou têm familiares nestas condições, com todo o apoio necessário para que eles seguissem com suas funções, cada um em sua área. Quem voltou para o escritório conta com controle contínuo de temperatura, nova disposição das estações de trabalho (respeitando o distanciamento necessário), máscaras e álcool em gel.

 

Em tempos de pandemia, cada dia é um dia. Lidar com a ansiedade provocada pela incerteza atual ainda é um obstáculo, mas nossa gestão é firme no propósito de manter o colaborador sadio. E isso não se limita só nos aspectos mental e físico, também cuidamos da saúde econômica, oferecendo toda a estrutura para que eles se sintam seguros profissionalmente e reforcem a nossa crença de que, juntos, sairemos dessa, muito mais fortes e unidos.

Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar