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Descubra As 7 Razões Pelas Quais Eu Amo o Marketing Moderno!

E como ele pode mudar você e a sua empresa para melhor.

E como ele pode mudar você e a sua empresa para melhor.

Agora, você vai descobrir por quê, de fato, sou apaixonado por Marketing de Alta Conversão. As razões são muitas mas entre todas, existem 7 que valem ainda mais destaque. Ai estão elas:

1. Pode Trabalhar 24×7 no Automático Por Você

2. Você Fala Diretamente Com Seu Público e Consumidor

3. Cria um Fluxo Constante de Clientes Para Seu Negócio

4. O Custo de Aquisição de Clientes é Menor

5. Gera Maior Margens e Rentabilidade

6. É Fácil Ganhar Escala

7. As Ações são 100% Mensurável

Não é difícil planejar, construir e crescer um negócio com base no digital, ou mesmo, utilizar as estratégias e as Inovações do Marketing Moderno para fazer seu negócio crescer, seja ele uma empresa, agência, consultoria, indústria, serviço B2B, B2C… desde que você faça da forma correta.

As razões já te contei, mas se você quer entender como as armas e estratégias de marketing, principalmente usadas em startups, podem ajudar sua empresa a crescer, continua comigo.

Infelizmente, nem só de conhecimento técnico vivem os novos projetos de marketing. Dominar ferramentas é importante mas se não construir uma base estratégica forte nada se sustentará.

Muitas empresas ou até mesmo agencias iniciam projetos e em pouco tempo os abandonam por não terem fundamentos estratégicos modernos. Acabam ficando com um mico na mão, que dá mais trabalho do que ajuda. No meu bairro isso se chama prejuízo.

Os erros mais comuns são cometidos por profissionais que constroem estratégias e táticas de curto prazo, pois acabam pulando etapas, para obter resultados rápidos. Uma estratégia bem arquitetada e de longo prazo é primordial se não quiser que seu negócio digital se torne um problema.

Ela tem que englobar parâmetros e tópicos como: Value Proposition, os 4 Grupos de Valores Essenciais:, Estudo de Personas, Mapa de Empatia, Jornada do Cliente, Storytelling, Copywrite, Conteúdo Com Foco em Conversão, Funil Digital, Automação de Marketing e Vendas, Campanhas Integradas, Ominichannel, Metas para ROI, CAC, LTV e CRM.

Nomes bonitos não é? Em inglês fica mais bonito ainda… Hoje todos executivos e empresários têm que pelo menos saber como esses palavrões podem ajudá-los a crescer suas bases de clientes, engaja-los e fidelizá-los.

Por isso no fim deste artigo dei uma passada rápida por cada uma delas, em um rápido e deprentencioso glossário, caso você precise de alguma informação.

“Ter uma mente aberta à mudanças, para a transição digital, é primordial!”

Se você não entender estes parâmetros, métodos, como eles se interligam, interagem entre si e o por quê são importantes, você não conseguirá colocar este ovo em pé.

Mas calma, existem profissionais que podem ajuda-lo, assim você terá mais tempo para pensar no seu negócio.

Voltando, muitas startups de sucesso, com valuation (valor de empresa) acima de USD 1 bilhão, chamadas de unicornios, entendendo que não havia como competir diretamente com as empresas tradicionais e seus budgets gigantes, viram nas vantagens e Inovações do Marketing Moderno a única saída para se mexer rápido e se diferenciar.

“No fim o que era diferente e disruptivo! Virou o standar de excelência para qualquer empresa ou profissional!”

A cultura de inovação, velocidade na tomada de decisão, rápidas mudanças de curso (pivots), apoiadas em um senso analítico muito apurado, faz como que, armadas com as estratégias e ferramentas de marketing certas, estas “pequenas” empresas fiquem a frente de gigantes de mercado e quebrem todos os paradigmas e regras que antes valiam criando novos mercados. Exemplos: Uber, AirBnB, Conta Azul, Pag Seguro, Amazon, NuBank…

Agora você pode ter as mesmas armas e estratégias de uma startup, ajudando o marketing e comercial de sua empresa a crescer!

Nos primórdios da humanidade você precisava ser um faraó para impactar seu meio, depois vieram os reis. Após a revolução industrial as indústrias reinaram soberanas até pouco tempo. Então chegou a vez de empresas de tecnologia nos anos 80 e 90.

“Nesse momento, um indivíduo, ou um pequeno grupo, armado apenas com conhecimento estratégico em marketing, knowhow em tecnologia e uma boa conexão de internet pode iniciar uma revolução e impactar todo o mundo!”

Isso também é apaixonante!


ninguem te contou?


Hoje, sistemas de marketing digital e campanhas integradas, mídias sociais, estratégias ominichannel, APIs, inteligência artificial, Big Data e a possibilidade de minerar informações na web, trazem um mundo de sonhos e resultados para qualquer um que compreender estes novos conceitos e suas justaposições.

Talvez você possa estar pensando: Isso não é pra mim! Não serve para o que eu faço! Minha empresa não comporta isso! Não estamos preparados! Isso tudo é muito novo!

Se você não quiser mudar, vai achar uma ótima desculpa mas quero algo bem claro:

“Da padoca, passando pela banca de jornal, o psicólogo, escola, consultoria, agências, atacados, distribuidores, serviços, a indústria… qualquer empresa ou profissional pode e deve se beneficiar das estratégias eInovações do Marketing Moderno.”

E todos, sim TODOS, inclusive você, pode obter ótimos resultados como tráfego, engajamento, aumento de conversão, mais clientes, vendas e evangelização.

Então chega de desculpas e vamos trabalhar seu marketing.

O mundo do Mad Man, aquele seriado saudosista para publicitários dos anos 60 e 70, tomando whisky sem gelo e fumando sem parar no escritório já ficou pra traz. Mesmo assim, apesar de todas as mudanças e inovações, tem empresas, agências e profissionais “achando” que ainda dá…

Não dá mais! É hora de mudar, é hora de você e sua empresa se abrirem para o novo e migrarem para o mundo digital.

Se precisar de ajuda, pode contar comigo para auxiliá-lo nesta transição! É só entrar no site da BiancoRosada.com e nos enviar uma mensagem!

Ah, logo abaixo esta o glossário. Até breve!

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Ricardo Bianco Rosada | Marketing and Business Consulting | Entrepreneur

O que mais me motiva é aprender algo de novo todos os dias para que eu possa compartilhar e aplicar este conhecimento ajudando pessoas e empresas a criarem negócios que gerem valor. Talvez seja por isso que há anos leio ou escuto um livro por semana. Quer melhor maneira de enfrentar o trânsito de São Paulo?

Infelizmente a maioria das empresas ainda deixam de faturar mais por não aplicar as inovações do marketing moderno. Para ajudar executivos e empresários como você, crio estratégias para conecta-lo a novos clientes de forma automatizada e entregar sua mensagem de marca com eficiência, alavancando seus negócios e gerando crescimento.

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Glossário:

Aqui apenas uma passada em cada um dos conceitos ou métodos que citei no artigo e como eles podem lhe auxiliar.

Value Proposition: é uma promessa de valor a ser entregue, comunicada e reconhecida para o seu cliente. Também é uma crença do cliente sobre como o valor e benefício do seu produto ou serviço será entregue e experimentado. É importante pois ajuda sua comunicação passando a mensagem da maneira correta e apropriada para seu público.

4 Grupos de Valores Essenciais: são os atributos fundamentais de marca em suas formas mais basica. Esses elementos se dividem em quatro categorias: na base da piramide os valores funcionais, acima emocionais, depois mudança de vida e no topo propósito com impacto social. É imporntate pois se sua marca, serviço ou produto, consegue englobar todos os niveis, a possibildiade de ter uma negócio promissor é muito maior.

Personas: uma representação fictícia de um cliente ideal criada a partir de dados reais tais como: histórias, características, comportamentos, desejos, desafios, objetivos e motivações. E, sempre que for criar um discurso ou qualquer outra peça de conteúdo, esta peça estará conversando com as suas personas. É importante pois torna sua mensagem inclusiva, cria vínculo, gera força de atração o coletivo, identificção, humaniza e aproxima o discurso da sua marca criando um senso de pertencimento a um grupo.

Jornada do Cliente: o nome é auto explicativo. Serve para a Amazom, para o dentista e para o super mercadinho da esquina… então posso afirmar que serve para o seu negócio também. É importante pois com a jornada fica fácil definir todos os pontos de contato do seu cliente com a marca, conteúdo, etc… assim para cada tipo de interação (e-mails, ligados, PDV, anúncios, SAC, embalagens…) gera-se uma reação a fim de persuadi-lo a tomar uma ação.

Storytelling: são o conjunto de técnicas para se criar histórias e contá-las de maneira relevante. Os seres humanos são acostumados a hitórias, eles entendem e absorvem as mensagens muito mais fácil se elas são formatadas em uma história. Também aproxima as marcas de seus consumidores.

Copywriting: em teoria é toda escrita e conteúdo relacionado ao marketing com o objetivo de levar o seu leitor a tomar uma ação. Estas técnicas de escrita, aperfeiçoada por Dan Kennedy, pai do Copywriting moderno, também usa elementos de Storytelling porém tem um característica muito mais persuasiva. Seus roteiros e scripts são achados em cartas de vendas, filmes publicitários e até campanhas de doação. Escrever para vender!

Conteúdo Com Foco em Conversão: é todo o material produzido para site, landing pages, blogs, filmes, post… que tem com o objetivo levar a sua audiência a tomar uma ação.

Funil Digital: é um conjunto de etapas coordenadas, em uma campanha automatizada de marketing, com o objetivo de levar seu prospect (lead) através da “pré-jornada” e converte-lo em cliente, por meio de interação com sua marca e conteúdo até a conversão desejada. Esta conversão também pode ser uma compra, engajamento, conversão… O funil também pode ser usado para novas compras de clientes, campanhas de lançamentos de produtos, etc…

Automação de Marketing e Vendas: é a automatização de todo o processo desde a prospecção até a compra. Envolve também as futuras interações de Pós-Venda sem a interferência humana com o objetivo de aumentar a eficiência do processo. É um sistema dinâmico e customizado onde cada cliente recebe a informação certa, no hora certa para seguir para o próximo passo do funil.

CRM: segundo o SalesForce da Microsoft “CRM são as iniciais de “Customer Relationship Management” (Gestão de Relacionamento com o Cliente). O termo se refere a um conjunto de práticas, estratégias de negócio e tecnologias focadas no cliente que, desde pequenas e médias, até grandes empresas, podem utilizar para gerenciar e analisar as interações com seus clientes, antecipar suas necessidades e desejos, otimizar a rentabilidade e aumentar as vendas e a assertividade de suas campanhas de captação de novos clientes.”

ROI: Retorno de investimento, trocando em miúdos: para cara Real que você investe em marketing quando retorna para você?

CAC: Custo de Aquisição de Cliente soma-se desde o cafezinho até a ativação necessária para seu cliente “entrar” na sua carteira. Em meios de prospecção 100% digital, este custo tende a ser bem menor, o que baixa o investimento em marketing, auxiliando seu fluxo de caixa.

LTV: Lifetime Value, podemos dizer que é o Valor do Ciclo de Vida do Cliente, ou seja, quanto dinheiro ele entregará para você no tempo em que permanecer em sua carteira. Tem gente que chama de Lifetime Value, outros de Lifetime Customer Value ou Customer Lifetime Value, todos são a mesma coisa…

Existem 3 maneiras de calcular o LVT, eu gosto de usar a média destas três.:

Calculo Simples: 52 x (A) x T

Método Cliente: T x (52 x S x C x P)

Tradicional: M x ( r / (1+ i – r))

Onde: [S] valor das compras dos clientes, [C] número de compras em uma semana, [A] ticket médio semanal = S x C, [T] tempo alguém permanece como cliente no seu negócio, [r] taxa de retenção é a % de clientes que recompram em um dado espaço de tempo, [P] Margem de Lucro em %, [i] Juros do dinheiro no período [T], normalmente o valor gira de 8% a 20%

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