NegóciosSlider

10 mandamentos para empreender com sucesso

"...Mas não se engane, o TRABALHO vem em primeiro lugar!"

A expectativa de traçar e atingir metas pessoais, sobretudo no campo financeiro, norteia muitos brasileiros. Para quem deseja abrir um negócio próprio, planejamento e disciplina são fundamentais.

Ainda que não exista uma “receita de bolo” para atingir o sucesso, o desafio pode se tornar mais fácil se pessoas que já galgaram esse caminho compartilharem suas experiências. Com o objetivo de motivar os futuros empreendedores, Alexandre Diniz, empresário e sócio do Grupo Acerte – detentor das marcas Prima Clean Lavanderia Express, Linha e Bainha Costuras e Quality Lavanderia, rede de franquias com mais de 20 anos no mercado e que possui 11 prêmios da Associação Brasileira de Franchising (ABF) – dá dicas de como alcançar o sucesso e se tornar dono do seu próprio negócio. Mas não se engane, o TRABALHO vem em primeiro lugar!

  1. Organize-se financeiramente. O capital financeiro, pouco ou muito, é indispensável para abrir um negócio. O retorno desse investimento também é variável de acordo com o ramo selecionado e, principalmente, com a dinâmica do mercado. Por isso, calcule e valorize cada centavo.
  1. Pesquise. Antes de ir com sede ao pote, é necessário ter cautela e fazer uma avaliação criteriosa do tipo de negócio em que vai investir. Procure redes/parceiros que ofereçam as condições necessárias para que o negócio evolua, desde suporte na negociação de pontos comerciais até a utilização de softwares de gestão e iniciativas de marketing. O ramo do franchising é uma boa opção para quem busca segurança e crescimento sólido.
  1. Fique ligado nas mudanças de hábito da sociedade. O futuro empreendedor deve levar em consideração o que existe de tendência no mercado onde irá atuar. Isto é, apostar em negócios ligados aos novos hábitos da sociedade é uma excelente estratégia. Vamos tomar como exemplo a rotina do brasileiro médio: trabalhar, estudar, morar sozinho – muitas vezes em apartamentos compactos, etc… A alta de serviços que buscam oferecer praticidade e conforto a esses clientes pode gerar grandes oportunidades de negócio. Leve isso em consideração!
  1. Abra a sua mente a áreas que jamais pensou em atuar. As franquias de limpeza e conservação, onde se enquadram as lavanderias profissionais, por exemplo, são as que mais crescem no Brasil, de acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Somente no terceiro trimestre de 2017, o segmento cresceu cerca de 10,7% em número de unidades. Isso dá a dimensão de como o brasileiro tem se interessado por esse tipo de serviço. Se alguém ganha dinheiro com isso, você também pode!
  1. Invista em negócios sustentáveis e com propósito. Diversas pesquisas revelam que os brasileiros têm se preocupado cada vez mais com o consumo consciente e sustentável. Também é importante levar isso em consideração na hora de decidir onde irá alocar seu dinheiro.
  1. Aproxime-se de quem entende do assunto. É fundamental procurar parceiros que apresentem tempo de experiência no mercado, com operações próprias, inovação no lançamento de produtos, equipes treinadas, software de inteligência, entre outros subsídios.
  1. Todo negócio possui risco. Aliás, todas as decisões que você toma na vida têm 50% de chance de dar errado. No entanto, você pode optar por investir em negócios que minimizem este risco, como as franquias. E fique sempre atento às sazonalidades do seu negócio também, cultive um excelente relacionamento com seus clientes e parceiros, e reveja seu planejamento regularmente.
  1. Em momentos de crise, não se desespere. Principalmente no Brasil, você precisa se preparar para as crises econômicas, pois elas são cíclicas. E como se preparar? Trabalhando corretamente. Pessoas que trabalham de maneira justa, sem falsas grandiosidades, tendem a colher bons frutos sempre.
  1. O olho do dono engorda o gado. Lembre-se: o maior interessado no SEU negócio é VOCÊ mesmo. Conforme a sua operação e os seus resultados crescem, o seu trabalho se multiplica proporcionalmente. Acompanhe de perto cada passo e tenha objetivos claros, para buscar um desempenho sustentável sempre.
  1. Mãos à obra! É clichê dizer que o trabalho sempre vem antes do sucesso (exceto no dicionário). Mas esse é o mandamento capital a quem deseja empreender. O combustível para atravessar as adversidades é olhar o longo prazo. Lá na frente, você verá que tudo valeu a pena!

Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar