Carol StangeColunistasSlider

Três Situações em você não deveria comprar (ainda) seu imóvel!

Sonho de todos, a compra de um imóvel é uma grande conquista financeira, mas há algumas situações específicas onde se deve analisar melhor os cenários antes de dar esse tão desejado passo. Explico:

– Se você está em início de vida profissional

Ao ingressar no mercado de trabalho e começar a receber os primeiros

salários, o profissional não tem ainda três das coisas mais importantes

para que ocorra uma vantajosa e tranquila negociação: estabilidade profissional, reserva financeira e um valor de entrada substancial (afinal, quanto maior a entrada, menor o tempo de  financiamento e menos juros serão pagos ao longo desse tempo).

– Se você acabou de casar

⠀”Quem casa quer casa”? Pois então se programa para que ambos os projetos (casamento e a escolha do imóvel) mantenham-se dentro das expectativas durante os próximos 30 anos!

Um imóvel que atenda às necessidades dos recém casados é muito diferente de um imóvel destinado para um família composta de 5 pessoas. É preciso também estar atento ao fato de que trocar de moradia tendo

um longo financiamento pela frente não costuma ser das tarefas mais

fáceis ou isentas de perdas financeiras. Taxas extras, documentação, cartórios, vistorias, transferências e corretagem são alguns exemplos das despesas que podem deixar o processo bem moroso e caro.

– Para você tem o objetivo de deixar o imóvel como herança para os filhos

Sem meias palavras: a melhor herança é o seu tempo, sua atenção e, falando financeiramente, de dinheiro ou aplicações financeiras que não gerem ônus aos herdeiros. Inventário é um dos processos mais penosos e dispendiosos que existem. Um imóvel como herança deixará despesas constantes aos herdeiros e muito provavelmente, não suprirá suas necessidades ou desejos (localização, tamanho, estilo). As chances são maiores desse imóvel ser vendido abaixo do preço de mercado e acabar sendo motivo de conflito entre os herdeiros, do que o contrário.

Quando der aquele certo sentimento de angústia no peito ao pensar:

“meu Deus, não tenho casa própria!”, RESPIRE e ANALISE se essa é mesmo

a melhor opção para seu dinheiro e para as pessoas envolvidas nessa situação, agora e no futuro. Comprar um imóvel não é tarefa simples, e analisar vários aspectos antes de assinar o contrato sempre valerá a pena.

Um beijo e vejo você no próximo conteúdo sobre Finanças Pessoais. Até mais!


CAROL STANGE

Carol Stange é Educadora Financeira, especializada em Finanças Pessoais e Desenvolvimento de Pequenos Negócios. Acompanhe mais em https://carolstange.com.br/

Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar